Marketing Digital 2023: o que esperar?

18 de dezembro de 2022

Principais tendencias para o marketing digital 2023

Escrito por Antonio Armando

Gestor de tráfego, meu objetivo é criar e ampliar a presença do seu negócio na internet para impactar no aumentos das suas vendas.

3 principais tendências de Marketing Digital para 2023 que você precisa aplicar no seu negócio para vender mais.

Descubra tudo o que estará em alta no marketing digital em 2023 e comece a criar o seu planejamento digital imediatamente para ter um ano de sucesso.

Sem dúvidas, uma das coisas que aprendemos após esses anos de pandemia é que o marketing digital é fundamental para qualquer negócio, independente do tamanho. E em 2023 não será diferente.

O principal desafio no meio de tudo isso, é se manter relevante e conectado com a audiência, a fim de aumentar o engajamento com a marca, conquistar novos clientes e reduzir continuamente seu custo de aquisição.

Para a audiência, tão importante quanto a qualidade do seu produto ou serviço, está a conexão que ela possui com a sua marca e do valor que recebe. Hoje, quanto mais personalizadas e encantadoras forem as experiências, do início da jornada de compra, melhor.

Se antes, a comunicação via televisão, rádio e impressos proporcionava uma via de mão única em que os consumidores não eram ouvidos, hoje, quando recebem uma experiência diferenciada, eles se tornam não apenas compradores recorrentes, mas embaixadores da marca, divulgando seu negócio para outras pessoas sem ganhar nada mais por isso.

O Marketing Digital para 2023 vai tornar essa relação entre marcas e pessoas ainda mais visível. Por isso, preparamos um presente especial neste fim de ano, para você que tem nos acompanhado, e principalmente, confiado no nosso trabalho.

Principais tendências de marketing digital para 2023

1. Anywhere commerce

Um dos maiores reflexos da pandemia e da aceleração das transformações digitais, foi sem dúvida a busca por formas alternativas de venda pelo varejo. 

O e-commerce que já era muito utilizado, principalmente por grandes varejistas, passou a ser relevante também para a sobrevivência de pequenos negócios.

Quem não comprava online passou a comprar e quem não vendia precisou começar a vender. E ganha quem oferece não somente o melhor preço, mas também, quem é capaz de entregar o mais rápido possível.

E ainda neste cenário, mesmo que a versão digital seja notavelmente relevante para o crescimento do negócio, a construção de estratégias de negócios e de marketing que cruzem online e mundo real, são cada vez mais valorizadas.

Então, se você ainda não colocou o seu comércio no digital, está perdendo tempo e dinheiro.

2. Marketing de Influência

Mais uma grande tendência do marketing digital para 2023 é o marketing de influência.

Neste sentido, existe o trabalho entre marcas e influenciadores caminhando juntos, cocriando produtos e conteúdos, e construindo uma relação de longo prazo. Aqui, entra o ponto de que as empresas precisam estar dispostas a ouvir seus criadores de conteúdo, afinal, a audiência dessa pessoa quer aquilo que ele tem de melhor: sua essência. E ninguém melhor que ele pra entender o que sua própria comunidade deseja. 

Mas, muito além da Economia Criativa, que se baseia na profissionalização e monetização desses influenciadores digitais, está a influência em si, vista como uma soft skill fundamental para as próprias marcas em todo o seu contexto de negócio.

O objetivo aqui é incentivar marcas, líderes, colaboradores e fornecedores a entenderem o seu poder e responsabilidade de influência, como uma das formas mais valorizadas para ajudar no aumento da visibilidade e captação de clientes.

3. Metaverso

E, pra fechar com chave de ouro, vamos falar da última entre as principais tendências de marketing digital para 2023: o Metaverso, um dos assuntos mais comentados e debatidos em 2022 e que está ganhando cada vez mais adeptos.

A ascensão da Web 3.0 e seus desdobramentos já está na mira de anunciantes e vemos que a presença digital extrapola o e-commerce.

Agora, pessoas e marcas coexistem em forma de avatares no metaverso. As marcas passam a ser humanizadas, a ganhar vida e ajudar genuinamente sua audiência, muito além de oferecer aquilo que ela precisa, mas sim, de mostrar que é feita de “gente como a gente”, fortalecendo ainda mais a conexão que falamos lá em cima. 

A Lu do Magalu é um dos maiores cases de sucesso nesse sentido e que vem sendo repetido por várias outras marcas, como Casas Bahia, Natura, e por ai vai.

Mas ter um avatar não é a única forma de estar presente no metaverso. É possível anunciar neste ambiente, usar recursos personalizados através de inteligência artificial e machine learning e também criar experiências de marca que sem dúvidas, aumentarão a visibilidade do seu negócio.

Mensagem de especial

2022 está terminando e os planos para 2023 são grandes.

Por isso, gostaríamos de agradecer especialmente a todas as empresas que confiaram no nosso trabalho e estiveram com a AMarketing durante este ano que foi repleto de aprendizados e conhecimento.

Esperamos que 2023 seja um ano ainda mais intenso e próspero. Estamos preparados para enfrentar todos os desafios com vocês trazendo muitas novidades nos serviços de marketing digital.

Conte com a AMarketing para alavancar o seu negócio no mundo digital.

Desejamos um Feliz Natal e um próspero ano novo!

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