Se você tem um site ou está pensando em criar um, já deve ter ouvido falar no Google Analytics, uma ferramenta indispensável para quem deseja obter resultados realmente efetivos na internet.
Poder acompanhar os resultados de um investimento em marketing é um dos principais benefícios do mundo digital.
E é exatamente para isso que o Google Analytics existe. Por isso, neste artigo vamos te mostrar tudo o que você precisa saber sobre esta plataforma e os benefícios que ela pode proporcionar para o seu negócio.
O que é Google Analytics?
O Google Analytics é a ferramenta de análise de dados mais utilizada no mundo, que permite coletar todos os dados do comportamento dos usuários que visitam o seu site de forma totalmente gratuita.
Ele permite que você avalie o ROI de suas campanhas de publicidade, assim como rastrear seus aplicativos, vídeos e redes sociais.
Com ela, é possível gerar relatórios que dão auxílio na tomada de decisão estratégica das suas campanhas de marketing digital e de todo o seu negócio na internet.
É uma plataforma completa e indispensável para entender o público do seu site e mensurar os resultados das ações de marketing.
Como funciona o Google Analytics
Para ativar o Google Analytics, basta instalar um código no seu site. A partir daí é possível monitorar dados como:
- o alcance das suas páginas
- volume de visitas
- canais de origem da visita
- canais que têm gerado melhores resultados
- quanto tempo os usuários passam em cada página
- se estão navegando corretamente em direção ao objetivo final
- se estão gerando conversões e novas oportunidades de negócio
- e muito mais
O Google Analytics é a melhor opção para criar estratégias de marketing digital mais assertivas.
Como usar o Google Analytics
O primeiro passo para começar a usar o Google Analytics é criar uma conta e adicionar uma propriedade a ela ou solicitar para o desenvolvedor do seu site que crie elas para você e instale o código de acompanhamento em todas as páginas do seu site.
No caso dos sites criados pela AMarketing todos já recebem o código no ato da criação e você terá acesso direto a todas as informações das suas páginas.
Por que usar o Google Analytics?
Não existe motivo maior para usar o Google Analytics do que poder medir absolutamente tudo o que acontece no seu site.
Quando você tem informações e dados, tomar decisões e decidir onde investir mais dinheiro se torna muito mais simples e assertivo.
Outro ótimo motivo é que é uma ferramenta totalmente gratuita que mostra de forma ampla e completa todos os dados que você precisa para entender o comportamento dos visitantes do seu site, o que permite que você conheça quem ele é.
Além disso, é amigável, intuitivo e facilmente customizável, permitindo criar relatórios personalizados de diferentes formas, dos mais básicos aos mais avançados.
Através do Google Analytics, também é possível identificar possíveis erros no site que possam estar atrapalhando o seu desempenho, como lentidão, erros, conteúdos pouco otimizados, botões que não chamam a atenção do usuário, entre muitos outros problemas e com isso melhorar consideravelmente a sua performance.
Levando tudo isso em consideração, passa a ser óbvio que o Google Analytics impacta diretamente no alcance de novos clientes, pois a ampla variedade de dados permitirá que você tome todas as medidas necessárias para atrair e reter usuários.
Conclusão
O Google Analytics precisa ser o melhor amigo de um negócio que deseja obter resultados realmente efetivos através do digital.
Pensando nisso, a AMarketing tem como padrão a instalação do código do Google Analytics em todos os sites criados por aqui, pois acreditamos que uma estratégia eficiente é aquela que é monitorada e adaptada constantemente, acompanhando a velocidade de avanços da internet e mudanças de comportamento dos usuários..
Você já utiliza esta ferramenta no seu site? Se precisa otimizar suas estratégias de marketing digital e não sabe por onde começar, entre em contato com a AMarketing que nós iremos te ajudar.
0 comentários