A conversão no site é o dado que mostra quantos visitantes do site se transformaram em contatos, orçamentos e/ou vendas.
Mas, é mais comum do que se imagina que alguns sites recebam muitas visitas, mas ainda assim tenham um número muito baixo de conversões em leads efetivos para o time comercial.
Na maioria das vezes, esse problema está ligado a falhas básicas na estrutura da página, no conteúdo apresentado ou na forma como o visitante interage com o site. Falhas sutis, mas decisivas, na experiência do usuário.
Se você tem um bom produto ou serviço, investe em tráfego pago e/ou orgânico, mas o seu site simplesmente não transforma visitantes em oportunidades de negócio, este conteúdo é para você.
A seguir, vamos te mostrar quais são os principais erros que impedem a conversão no site, como identificá-los e, principalmente, como corrigi-los com estratégias práticas e orientadas por dados.
Se você é um pequeno ou médio empreendedor e quer transformar seu site em uma ferramenta real de vendas, este conteúdo vai te ajudar. Então, continue a leitura.
Conversão é o que realmente importa
Antes de falarmos dos erros que podem estar prejudicando os resultados do seu site, é importante que você entenda o que significa “conversão no site”.
Em termos simples, conversão é quando o visitante realiza uma ação que você estipulou como meta alvo para suas páginas, podendo ser: o preenchimento de um formulário, o clique em um botão de WhatsApp, a inscrição em uma newsletter, o download de um material ou até mesmo uma compra efetivamente.
O tipo de conversão vai depender do tipo do seu negócio, a depender dos objetivos. Mas o ponto-chave aqui é que o site precisa ser mais do que bonito ou informativo, ele precisa ser funcional, estratégico e focado em resultados. Afinal, ninguém investe numa vitrine se ela não vender, não é mesmo?
Você pode até achar que o erro está na estratégia de divulgação, mas se você recebe visitas no site e elas não convertem, o erro está nele, não no seu marketing. Então, se o seu site tem tráfego, mas não gera conversão, é possível que você precise corrigir alguns erros simples.
Erro #1: Falta de um CTA claro e visível
Esse pode ser o erro aparentemente mais bobo e também mais prejudicial para o seu site: a falta de um CTA.
CTA é a sigla para Call to Action, ou seja, uma chamada para ação. É aquele botão que convida o visitante a fazer aquilo que você quer que ele faça: “Fale com um especialista”, “Solicite um orçamento”, “Baixar agora”. Pode até parecer algo óbvio, mas no mundo digital, o óbvio precisa e deve ser dito.
O problema é que muitos sites escondem ou diluem o CTA em meio ao conteúdo, sem destacar o que o usuário precisa fazer. Ou pior: o botão aparece só no final da página, depois de blocos extensos de texto e o usuário, que já perdeu o interesse, nem chega até lá.
O que fazer neste caso:
- Use CTAs visíveis logo no início da página;
- Destaque os botões com cores contrastantes e textos objetivos;
- Repita o CTA em pontos estratégicos da página, sem exagerar.
Um bom CTA conduz o visitante com naturalidade e segurança. Se ele não sabe o que fazer, ele vai embora sem fazer nada.
Erro #2: Conteúdo confuso
Site não é manual técnico, ele precisa ser direto, escaneável e fácil de entender.
Mas muitas empresas acreditam que “quanto mais melhor” e acabam criando páginas sobrecarregadas, com textos longos, informações repetitivas ou termos técnicos que confundem em vez de esclarecer e espantam os usuários que querem a informação mastigada para apenas tomar a decisão.
Além disso, quando o conteúdo não segue uma estrutura lógica ou visualmente organizada, o visitante se sente perdido e dificilmente irá converter.
O que fazer neste caso:
- Use títulos e subtítulos claros para guiar a leitura;
- Destaque benefícios reais ao invés de frases genéricas;
- Use listas, imagens e ícones para facilitar a absorção;
- Foque na dor do cliente e como sua solução resolve isso.
Lembre-se: o usuário quer encontrar a resposta certa, da forma mais simples possível, na maioria das vezes sem precisar ler todo o texto.
Erro #3: Não saber onde perde o visitante
Você já pensou em como os visitantes navegam pelo seu site? Onde eles clicam, onde param de ler, em que parte desistem? Somente com essa informação você vai saber o que precisa ser melhorado.
A maioria das empresas não sabe responder essas perguntas e por isso cometem erros de forma contínua, sem perceber.
Como melhorar as conversões no site
Os erros que estão prejudicando as conversões do seu site podem ser corrigidos com dados reais e decisões inteligentes através de uma ferramenta chamada heatmap, ou mapa de calor.
Ela mostra, em tempo real, o comportamento do usuário dentro da página: por onde ele passa o mouse, onde clica mais, o que ignora e até onde rola a página antes de sair. Sem essas informações, qualquer tentativa de melhorar a conversão no site é um tiro no escuro e irá tomar muito tempo da sua equipe com tentativas e erros.
Na AMarketing, usamos mapas de calor em todos os projetos de site e landing page que criamos para entender o que está funcionando e, principalmente, o que está atrapalhando o resultado dos nossos clientes para corrigir com velocidade.
Com isso, conseguimos:
- Redesenhar páginas com base no comportamento dos usuários reais;
- Posicionar melhor CTAs e informações-chave;
- Reduzir pontos de abandono e distrações desnecessárias;
- Criar experiências mais intuitivas e eficientes para o usuário.
Além disso, aplicamos testes A/B e ferramentas de análise de funil de conversão, para garantir que cada ajuste realmente impacte o número de leads gerados.
Então, se você quer aumentar as conversões do seu site, é fundamental deixar de trabalhar com achismos e começar a tomar decisões com base em dados concretos. Afinal, seu site pode (e deve) ser sua melhor ferramenta de vendas
A AMarketing pode te ajudar a transformar seu site em uma máquina de conversão. Trabalhamos com projetos personalizados, análise de comportamento, mapas de calor e foco total em resultado.
Entre em contato e vamos construir juntos um site que vende de verdade.
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