Entenda o que é e para que serve o marketing de conteúdo e conheça os benefícios que ele pode trazer para o crescimento do seu negócio de forma orgânica e planejada
Marketing de conteúdo é uma estratégia orgânica do marketing digital focada em atrair a atenção do público-alvo de um negócio através da criação de conteúdo (textos, vídeos, e-books e posts em redes sociais), visando aumentar o tráfego para o site, gerar valor e convertê-los em cliente no logo prazo de forma indireta.
É contando histórias, tirando dúvidas e trazendo soluções que a sua empresa ajuda seus prospects a resolverem problemas. Com isso, ela se torna uma autoridade no assunto, gerando lembrança nos usuários quando estes estiverem procurando pelo que você vende.
Então, se quer se tornar ou continuar sendo relevante para seus potenciais clientes, precisa entender melhor como funciona e todos os benefícios do marketing de conteúdo para a sua empresa para conquistar maior visibilidade na internet. Para isso, continue a leitura.
O que é marketing de conteúdo?
Este post é marketing de conteúdo.
O marketing de conteúdo é uma estratégia que foca na produção e distribuição de conteúdo, seja ele em texto, áudio, imagem ou vídeo.
Esses conteúdos podem ser distribuídos em qualquer canal digital, como: blogs, redes sociais ou materiais ricos, com o objetivo de atrair novos visitantes para o seu site de forma orgânica, engajar este público, crescer sua rede de conexões e vender mais a longo prazo (de forma indireta).
Diferente de outras técnicas, no marketing de conteúdo, o foco não é falar sobre o seu negócio, produto ou serviço. Mas sim, mostrar aos usuários que ele tem um problema, que este problema pode ser resolvido, as formas como podem ser resolvido, e aí, sim, mostrar o porquê você é o melhor para resolver.
É criando conteúdo direcionado para o que seu público-alvo precisa, que você educa, ganha autoridade e ajuda a influenciar na decisão de compra, tornando o processo de compra mais natural.
Quando falamos em marketing de conteúdos, estamos falando de uma abordagem de médio a longo prazo, que ajuda os usuários a entenderem que sua marca é capaz de entregar os produtos e soluções que eles precisam.
Benefícios do marketing de conteúdo
Já ouviu (ou leu) aquela frase: o conteúdo é rei?
Pois bem, é através de uma boa estratégia de marketing de conteúdo que a sua empresa é encontrada no Google e outros buscadores de forma espontânea, ou que é vista em Redes Sociais no meio de um mar de outros conteúdos iguais, por exemplo.
Ele ajuda o público-alvo a chegar até você sem a necessidade de utilizar propagandas invasivas, que podem até espantar e fazer com que os clientes desistam de vez da sua marca.
Nessa estratégia, o grande valor está na atenção, em gerar interesse em pessoas com potencial para serem consumidores da sua marca, facilitando construir um relacionamento de confiança e fazê-las avançarem no funil de conversão.
No longo prazo, o marketing de conteúdo também ajuda a fidelizar os clientes impactando os números do seu faturamento.
Estratégia de marketing de conteúdo
No marketing de conteúdo não é apenas a criação do conteúdo que importa, mas também como ele é distribuído.
Hoje, existem milhares de sites, blogs, perfis em redes sociais e materiais gratuitos esperando para serem baixados na internet. Mas, a verdade é que não é apenas a qualidade desse material que importa.
Não adianta nada você criar um conteúdo sensacional, se não utiliza as técnicas corretas e mais eficientes para distribuí-lo, por isso, o marketing de conteúdo vai além do escrever um texto ou gravar um vídeo bacana.
Por isso, é importante entender como aderir a essa estratégia e conversar com o público certo, da maneira certa para fazer valer o seu investimento.
Um marketing de conteúdo estratégico precisa seguir essas 5 etapas:
- Planejamento
- Criação da persona
- Criação do conteúdo
- Distribuição do conteúdo
- Mensuração dos resultados
Assim como tudo na vida, um bom trabalho de marketing de conteúdo começa pelo planejamento. Primeiro de tudo, é necessários definir qual é o objetivo do seu negócio e quais são os resultados que você pretende alcançar através da criação de conteúdo.
Com base nisso, você irá fazer uma análise do seu mercado, concorrentes, perfil de clientes e a partir dai criar ações que ajudem a conquistar os resultados desejados, os tipos de conteúdo que precisa produzir, bem como, os canais mais adequados para alcançar seus potenciais clientes.
Somente entendendo as fases e necessidades que esta pessoa enfrenta é que você poderá resolver o problema que ela enfrenta em cada uma delas e conduzir ela até você como a melhor opção.
As decisões precisam ser tomadas pensando, principalmente, no que o seu consumidor gostaria de consumir. É assim que a estratégia de marketing de conteúdo se torna eficiente.
Precisa de ajuda com marketing de conteúdo para sua empresa?
Aqui na AMarketing nós somos especialistas em marketing de conteúdo.
Temos uma equipe de técnicos, estrategistas e redatores disponíveis para te ajudar a atrair novos visitantes para o seu site com estratégias eficientes, através da criação de sites, textos para blog, edição de vídeos, conteúdos para redes sociais e muito mais.
Então, se você precisa de ajuda profissional para tornar o seu negócio mais conhecido e atrativo na internet, entre em contato com a nossa equipe e conheça todos os benefícios de construir a sua marca com a gente.
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