Em 2020 o Google Analytics anunciou uma nova versão da ferramenta de monitoramento e análise de dados de sites, o GA4.
Mas o Google acabou de anunciar que a partir de julho de 2023, essa será a única versão da ferramenta disponível e que o Google Analytics Universal deixaria de existir. Então, se você ainda utiliza a opção antiga, chegou a hora de entender as diferenças e começar a transição de ferramentas.
Para te ajudar com isso, nós criamos este artigo para te explicar quais são as principais diferenças entre o GAU e o GA4 e como ficará o seu histórico de dados com essa mudança.
O Google Analytics é uma ferramenta de monitoramento de Marketing Digital gratuita do Google. Sua função é coletar dados de acesso a sites e aplicativos e comportamento de navegação dos usuários dentro das páginas.
Esse rastreamento é feito através de códigos instalados na programação de sites e aplicativos, que realizam a coleta diária de informações de acesso e as organizam em forma de relatórios variados, que podem ser utilizados nas tomadas de decisão do negócio, tanto na parte de melhorias nos canais de comunicação e conteúdos, quanto na parte estratégica do business em si.
Desde seu início em 2005, a plataforma não parou de evoluir, trazendo dados cada vez mais completos, e hoje, encontra-se em sua quarta geração, nomeada de Google Analytics 4, ou GA4, desde 2020, a versão oficial padrão da ferramenta.
A mudança mais significativa do Google Analytics 4, sem dúvidas é a interface, que agora é muito mais completa e intuitiva, além de agregar dados não somente das páginas web, mas também, apresentando informações de aplicativos mobile, coisa que não existia na versão Universal.
Isso, além de melhorar a experiência do usuário, também traz informações mais completas, que acompanham as mudanças do cenário digital na totalidade. Além disso, o GA4 mudou também algumas funcionalidades, como, por exemplo:
A partir de junho de 2023, as contas do Google Analytics vão parar de computar dados. Então, as informações em tempo real e de datas futuras, não serão mais contabilizadas.
Já sobre o histórico de dados da conta do GAU, o Google ainda não se posicionou a respeito se será possível continuar acessando ou se serão totalmente excluídos.
Além disso, até o momento, não é possível migrar os dados de uma versão para outra.
O fim do Google Analytics Universal já foi confirmado. Então, se você estava adiando a mudança para o GA4, chegou a hora de trocar de versão, não deixe para a última hora para não prejudicar a análise de dados do seu negócio.
Precisa de ajuda com isso? Aqui na AMarketing nós somos especializados em Marketing Digital e te damos todo o auxílio para migrar para o Google Analytics 4 de forma eficiente e tranquila.
Entre em contato com a nossa equipe para saber mais sobre este serviço.
Caros clientes, parceiros e leitores, Enquanto 2024 não chega ao fim, queremos dedicar um momento…
Manter clientes ativos é um dos grandes desafios para negócio de qualquer tamanho. E uma…
8 Benefícios de Anunciar na Internet para Empresas Locais Muitos empresários de empresas locais enfrentam…
Entenda como a inteligência artificial está mudando o cenário do marketing digital e descubra como…
Em outubro de 2024, a AMarketing, agência de marketing digital que atua em Lins, SP,…
Nova Parceria AMarketing e Hostinger: A Melhor Hospedagem de Sites WordPress Conheça as vantagens de…