Plataformas Google

Google Analytics 4: o que mudou e como se preparar para a transição?

Compartilhar

Em 2020 o Google Analytics anunciou uma nova versão da ferramenta de monitoramento e análise de dados de sites, o GA4.

Mas o Google acabou de anunciar que a partir de julho de 2023, essa será a única versão da ferramenta disponível e que o Google Analytics Universal deixaria de existir. Então, se você ainda utiliza a opção antiga, chegou a hora de entender as diferenças e começar a transição de ferramentas.

Para te ajudar com isso, nós criamos este artigo para te explicar quais são as principais diferenças entre o GAU e o GA4 e como ficará o seu histórico de dados com essa mudança.

Mas afinal, o que é Google Analytics?

O Google Analytics é uma ferramenta de monitoramento de Marketing Digital gratuita do Google. Sua função é coletar dados de acesso a sites e aplicativos e comportamento de navegação dos usuários dentro das páginas.

Esse rastreamento é feito através de códigos instalados na programação de sites e aplicativos, que realizam a coleta diária de informações de acesso e as organizam em forma de relatórios variados, que podem ser utilizados nas tomadas de decisão do negócio, tanto na parte de melhorias nos canais de comunicação e conteúdos, quanto na parte estratégica do business em si.

Desde seu início em 2005, a plataforma não parou de evoluir, trazendo dados cada vez mais completos, e hoje, encontra-se em sua quarta geração, nomeada de Google Analytics 4, ou GA4, desde 2020, a versão oficial padrão da ferramenta.

O que muda na versão GA4

A mudança mais significativa do Google Analytics 4, sem dúvidas é a interface, que agora é muito mais completa e intuitiva, além de agregar dados não somente das páginas web, mas também, apresentando informações de aplicativos mobile, coisa que não existia na versão Universal.

Isso, além de melhorar a experiência do usuário, também traz informações mais completas, que acompanham as mudanças do cenário digital na totalidade. Além disso, o GA4 mudou também algumas funcionalidades, como, por exemplo:

  • A forma de captura dos dados;
  • A apresentação dos relatórios mais personalizados e com mais informações;
  • A exclusão das vistas;
  • O fim do Google Firebase (que era utilizado para os dados de aplicativos);
  • Os dados que pararam de ser baseados em sessões e passaram a se basear em eventos, que no lugar de considerar o dispositivo de acesso, considera a conta do usuário do Google;
  • Ferramenta de pesquisa inteligente, sendo possível encontrar dados fazendo perguntas;
  • Conta com cookies primários que os mantêm em conformidade com as novas leis de privacidade;
  • A adição de métricas exclusivas;
  • Aumento nos parâmetros de tagueamento de URLs.
  • E mudança de estrutura da conta;
  • Entre outras mudanças.

E o que acontece com a minha conta antigo do Google Analytics?

A partir de junho de 2023, as contas do Google Analytics vão parar de computar dados. Então, as informações em tempo real e de datas futuras, não serão mais contabilizadas.

Já sobre o histórico de dados da conta do GAU, o Google ainda não se posicionou a respeito se será possível continuar acessando ou se serão totalmente excluídos. 

Além disso, até o momento, não é possível migrar os dados de uma versão para outra.

Conclusão

O fim do Google Analytics Universal já foi confirmado. Então, se você estava adiando a mudança para o GA4, chegou a hora de trocar de versão, não deixe para a última hora para não prejudicar a análise de dados do seu negócio.

Precisa de ajuda com isso? Aqui na AMarketing nós somos especializados em Marketing Digital e te damos todo o auxílio para migrar para o Google Analytics 4 de forma eficiente e tranquila. 

Entre em contato com a nossa equipe para saber mais sobre este serviço.

Publicado por
Antonio Armando

Posts Recentes

Novidades para 2025: a Inteligência Artificial e o Marketing Digital

Caros clientes, parceiros e leitores, Enquanto 2024 não chega ao fim, queremos dedicar um momento…

6 dias ago

Recuperação de Clientes Inativos: Como Reconquistar e Fidelizar usando E-mail Marketing

Manter clientes ativos é um dos grandes desafios para negócio de qualquer tamanho. E uma…

1 mês ago

Anúncios Para Empresas Locais: Vale a Pena o Investimento?

8 Benefícios de Anunciar na Internet para Empresas Locais Muitos empresários de empresas locais enfrentam…

2 meses ago

Como a Inteligência Artificial está Transformando o Marketing Digital

Entenda como a inteligência artificial está mudando o cenário do marketing digital e descubra como…

3 meses ago

10 anos de Sucesso no Marketing Digital: Uma Agência que gera Satisfação e Resultado ao Cliente

Em outubro de 2024, a AMarketing, agência de marketing digital que atua em Lins, SP,…

4 meses ago

Hospedagem de Site Rápida e Segura: Nova Parceria AMarketing e Hostinger

Nova Parceria AMarketing e Hostinger: A Melhor Hospedagem de Sites WordPress Conheça as vantagens de…

5 meses ago