Criar um site é fundamental e o primeiro passo para empresas que desejam ganhar mais visibilidade na internet e aumentar suas vendas. Mas apenas ter um site não basta, pois alguns erros podem te fazer desperdiçar o seu dinheiro.
O site é a presença digital mínima que qualquer negócio de sucesso precisa. Independente do seu tamanho ou segmento que atua, ele serve como uma vitrine que reúne todas as informações importantes para que seu negócio seja encontrado por quem procura por ele e atraia a atenção dos visitantes para se tornarem clientes.
Se você já criou um site e está com baixo resultado nas suas ações de marketing digital e o seu site não tem te ajudado a gerar vendas, é preciso repensá-lo.
Por isso, separamos os principais erros ao criar um site que podem colocar todo o seu projeto por água abaixo. Confira:
1º ERRO: Não definir um objetivo ao criar um site
Antes de criar um site é preciso definir o que você deseja ganhar com ele. Defina o objetivo do site, ou seja, o que você deseja alcançar com ele?
Seja para ter mais visibilidade, gerar reconhecimento de marca (branding), vendas, novos clientes ou produzir conteúdos informativos ou institucionais, não importa, você só precisa ter esse objetivo bem definido antes de criar o seu site para depois direcionar a agência que irá produzi-lo na criação dos conteúdos e layout e poder mensurar o desempenho quando este for publicado para poder avaliar melhorias.
2º ERRO: Não definir a persona ao criar um site
Antes de criar qualquer tipo de material de divulgação para o seu negócio, é preciso definir quem é a persona, ou seja, o público ideal que a sua empresa deseja atingir.
Ou seja, persona é a representação fictícia do cliente ideal de um negócio. Mesmo que suas vendas tenham um público abrangente interessado, é preciso ter um alvo definido para direcionar a sua comunicação.
Ela é baseada em dados reais sobre comportamento e características demográficas dos clientes que já compram de você e precisa levar em consideração tanto informações como sexo, idade, escolaridade, estado civil, etc, mas também suas histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações.
Dê um nome, defina a idade, se é casado, tem filhos, o cargo que trabalha, do que gosta de fazer no tempo livre, quais seus hobbys, pense em tudo o que puder.
Não desenhar o seu público é um dos maiores erros ao criar um site, pois é ele que direciona o tipo de conteúdo ou linguagem será utilizado.
Lembre-se sempre que quem quer vender pra todos acaba não vendendo pra ninguém.
3º ERRO: Não pensar na monetização do site
Seu site será uma fonte de lucro ou direciona os leads para outro canal de vendas.
Se seu site for um canal de vendas diretas como um e-commerce, precisará de uma plataforma de pagamentos, segurança reforçada e comunicação direcionada.
Mas, se for apenas uma fonte de divulgação para compras posteriores na loja física ou contato com equipe de vendas por telefone, e-mail ou visita presencial, precisa apenas de um formulário de contato.
O site é a porta de entrada para que possíveis clientes entrem em contato com a sua empresa, por isso, é preciso definir qual é o papel dele na rentabilidade do seu negócio.
4º ERRO: Não divulgar o seu site
Não crie um site e espere que as pessoas simplesmente o encontrem de alguma forma. Depois de pronto é preciso divulgá-lo, do contrário, dificilmente terá algum tráfego de visitas nele.
Como você pode divulgá-lo?
Acrescente o link em todos os materiais internos de papelaria, use as Redes Sociais, crie conteúdos em um blog para aparecer nas buscas orgânicas do Google, faça anúncios tanto nas Redes Sociais como o Facebook Ads, quanto no Google Ads para aparecer de forma patrocinada, envie e-mails divulgando o site para seus clientes e lista de oportunidades comerciais, use a criatividade.
Planeje antes de criar o seu site
Se pararmos para analisar os motivos dos erros que acontecem ao criar um site, vemos que tem tudo a ver com planejamento.
Se você sabe o que quer e para o que quer, alinhe tudo antes da criação. Do contrário, quem for criá-lo ficará perdido e você provavelmente não terá o retorno que deseja.
Check-list de um site de sucesso:
Separamos alguns itens que você deve se atentar e que são indispensáveis quando você for criar o seu novo site.
- Planejamento;
- Responsividade (adaptação para dispositivos mobile);
- Otimizado para os mecanismos de busca (SEO);
- Design criativo, intuitivo e focado na experiência do usuário;
- Rápida velocidade de carregamento das páginas;
- Botões de chamada para ação (call to actions).
Tenha isso e você terá um site e uma empresa de sucesso.
0 comentários