Tráfego pago ou tráfego orgânico em qual devo investir?

25 de setembro de 2020

Tráfego pago ou tráfego organico em qual devo investir

Escrito por Antonio Armando

Gestor de tráfego, meu objetivo é criar e ampliar a presença do seu negócio na internet para impactar no aumentos das suas vendas.

Se você entendeu a importância de ter um site e já investiu na criação de um, agora é preciso gerar tráfego e trazer pessoas até ele para que isso tenha um valor real para o seu negócio.

Existem diversas formas de fazer isso, mas as principais delas e as que iremos focar neste artigo são: o tráfego orgânico e/ou o tráfego pago.

Mas o que tráfego?

O tráfego é a navegação e movimentação de usuários em uma página na internet. Ou seja, são aquelas pessoas que de alguma forma chegam até o seu site e circulam por ele.

A geração de tráfego é feita através da disputa pela atenção dos usuários que estão “passeando” pela internet procurando ou não pelo seu produto ou serviço.

Imagina a seguinte situação: existem dezenas ou até mesmo milhares de sites na internet que estão oferecendo o mesmo que você, com qualidade e preço piores ou melhores que os seus, e o tráfego é a estratégia de disputa para apresentar você como uma opção para essas pessoas.

Conseguir novos clientes através do seu site, envolvem etapas e a geração de tráfego é a primeira delas.

Geração de Tráfego > Visitante > Lead > Prospect > Cliente

Quais os tipos de tráfego?

Existem vários tipos de ferramentas que ajudam a atrair a atenção dos usuários para o seu site, como:

  • Tráfego orgânico: mecanismos de busca (Google, Bing, etc).
  • Tráfego pago: anúncios na internet.
  • Tráfego direto: digitam o endereço (www) do site no navegador.
  • Tráfego Social: redes sociais.
  • Tráfego de Referência: parcerias com outros sites.
  • Tráfego de E-mail Marketing: campanhas de e-mail.

Neste post, vamos focar na explicação mais aprofundada das duas primeiras opções, as quais, na nossa opinião, são as mais importantes.

O que é e como funciona o tráfego orgânico?

O tráfego orgânico, como o próprio nome já diz, é aquele que se desenvolve naturalmente sem a necessidade de investir dinheiro de forma direta em anúncios.

Mas vale lembrar, que ao contrário do que muitos pensam, o tráfego orgânico não é gratuito. Mesmo que você não precise aplicar dinheiro numa ferramenta para aparecer, é preciso de profissionais qualificados para criar estratégias eficientes, que trarão continuamente benefícios a longo prazo para o seu negócio.

Quando um usuário está procurando por um produto, serviço ou assunto específico e faz uma busca no Google, aparecem tanto as opções de tráfego pago (ativadas apenas em dias e horários pré-definidos de acordo com o orçamento disponível), quanto de tráfego orgânico.

No tráfego orgânico, o que determina se o seu site irá aparecer e em qual posição irá aparecer é a qualidade e relevância do conteúdo e técnicas de SEO aplicadas no site em relação ao que o usuário está buscando.

O uso de palavras-chaves específicas para atrair a pessoa certa é fundamental. Mas além muito além disso, alguns fatores técnicos na estruturação dos textos e códigos do site influenciam diretamente no rankeamento do mesmo.

O que é tráfego pago?

O tráfego pago são anúncios publicitários em plataformas e sites que oferecem uma posição de destaque para aqueles que investem financeiramente para ganhar destaque em um determinado espaço.

Seus resultados costumam ser mais rápidos e específicos em comparação ao tráfego orgânico, porém, só ficam disponíveis para as empresas que pagam  por ele.

As plataformas de anúncio mais conhecidas são:

  • O Google Ads
  • Youtube Ads
  • Facebook Ads
  • Instagram Ads
  • Linkedin Ads
  • Taboola (grandes portais de notícia)

Além disso existem muitas vantagens em investir em anúncios, como por exemplo:

  • Aumentar a visibilidade do site.
  • Alcançar um público mais qualificado dentro do funil de vendas.
  • Divulgar o negócio ou campanha de forma rápida.
  • Consequentemente melhora a taxa de conversão reduzindo o Custo de Aquisição de Clientes.

Quanto investir em tráfego pago?

O investimento em tráfego pago depende de vários fatores. Entre eles está: o mercado de atuação, conhecimento da marca, concorrência com outros anunciantes do mesmo segmento, preço do produto ou serviço, qualidade dos criativos do anúncio, segmentação do público e etapa do lead na jornada de compra. vale lembrar  ter a persona definida

Mas ainda assim, existe uma forma de calcular um valor aproximado de investimento em tráfego pago. Se você deseja começar a investir, mas não sabe quanto, considere a seguinte % com base no faturamento do negócio: e no ticket médio do produto ou serviço:

  • 6 a 12% para negócios já consolidados;
  • 12 a 20 % para os menos conhecidos.

Muito além do que a definição de um valor para seus anúncios, é ter um profissional qualificado para otimizar ao máximo seu investimento e colocar um valor adequado a realidade do seu negócio, sem sacrifícios extremos.

Conclusão

Em qual você deve investir? Tráfego pago ou tráfego orgânico.

Nossa recomendação é que se for possível, invista em ambos. Afinal, cada uma das estratégias de atração funcionam e possuem suas particularidades. Logo, cada uma serve para um objetivo.

Com o planejamento correto de ações, seu negócio irá alcançar os melhores resultados e alcançar todos aqueles usuários que procuram pelo seu negócio.

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