Cookies de Internet: o que são, para que servem e tudo sobre o bloqueio de Cookies pelo Google

23 de fevereiro de 2024

Cookies de internet: o que são, para que servem e tudo sobre o bloqueio de cookies pelo goolge - Blog AMarketing

Escrito por Antonio Armando

Gestor de tráfego, meu objetivo é criar e ampliar a presença do seu negócio na internet para impactar no aumentos das suas vendas.

Sabe aquele momento em que você está navegando na internet, redes sociais e aplicativos e aparece uma mensagem na tela perguntando se você quer “aceitar ou recusar”? Isso são os Cookies.  

Nesse artigo vamos te explicar em detalhes tudo o que você precisa saber sobre eles e as últimas novidades entre a relação entre os Cookies e o Google, que está prestes a bloqueá-los. 

Afinal, eles desempenham um papel muito importante para experiência online dos usuários, quando não é utilizado com más intenções, claro. 

Por essa razão, é preciso entender um pouco sobre como os Cookies de Internet funcionam e como utilizar da forma correta no seu site. Continue a leitura para entender um pouco mais.

Nesse texto, vamos explorar o que são os Cookies, qual o objetivo deles, como funcionam e o recente movimento do Google em relação ao bloqueio desses elementos.

O que são Cookies de Internet?

Cookies de Internet são dados armazenados nos navegadores a pedido dos sites, como: nome, telefone, e-mail e senhas, usados para identificar seu computador enquanto você usa uma rede e com isso, melhorar a experiência publicitária do usuário.

Eles servem para diversas finalidades, como lembrar suas preferências de idiomas, quanto tempo você passou no site, se você assistiu a um vídeo, te manter conectado a uma conta ou quais foram as suas últimas buscas e histórico de navegação.

É através dos cookies que você pesquisa “sapato” na internet e começa a receber muitos anúncios relacionados a sua pesquisa.

Entendendo isso, precisamos te explicar que existem dois tipos principais de Cookies: de sessão e persistentes.

Os Cookies de sessão são pequenos lembretes temporários que os sites colocam no navegador enquanto você continua visitando e logo que o navegador é fechado os “Cookies de Sessão” são fechados. 

É um lembrete que mostra ao site que você continua lá e mantém suas informações conectadas enquanto você navega, bem comum em e-commerces, por exemplo. Ao fechar a sessão, você precisará colocar suas informações de login novamente para retomar seu acesso.

Já os Cookies persistentes permanecem em seu dispositivo por um período definido pelo site ou até que você o exclua manualmente. Eles são utilizados para armazenar informações, como preferência de usuário e histórico de navegação. Sabe quando você clica no ícone do e-mail e ele entra automaticamente, sem precisar inserir suas informações? Ou quando você até precisa, mas as informações já aparecem na página e você só precisa clicar em entrar?

Isso são os cookies de internet.

Como funcionam os Cookies de internet?

Quando você visita um site ele pode enviar cookies para o seu navegador, que os armazena nos seus dispositivos sincronizados através da sua conta. Cada vez que você visita o site novamente, seu navegador envia cookies de volta para o site, fazendo com que ele reconheça que é você e também seus interesses, para que com essas informações, mostre anúncios publicitários conforme as suas preferências. 

No entanto, existem pessoas que não se sentem confortáveis com essa exposição e se sentem invadidas por essa coleta de dados pessoais. Nesses casos, é melhor sempre rejeitar os Cookies, quando a notificação aparecer. Dessa forma, você não está dando autorização para que aquele site armazene suas informações.

No geral, os cookies são uma ótima opção para coleta de dados para os proprietários de sites, pois é através deles que se torna possível entender melhor o comportamento dos seus visitantes e melhorar seus serviços e experiência online.

Os cookies costumam ser seguros, mas como qualquer coisa na internet, é sempre bom tomar algumas precauções antes de autorizar, como, por exemplo, se certificar de que aquele site, rede social ou aplicativo é de confiança.

Normalmente, a segurança dessa tecnologia pode variar de acordo com o seu navegador, por isso, também garanta que você está utilizando navegadores seguros, como o Chrome, Explorer, Safari, entre outros e matenha-o sempre atualizado.

Mas afinal, por que o google quer bloquear os cookies de terceiros?

Em janeiro de 2024, o Google passou a testar o bloqueio de cookies de terceiros em seu navegador Chrome para cerca de 1% dos usuários e a ideia é que esse recurso passe gradualmente a valer para todos os usuários.

Isso significa que ele passará a armazenar apenas cookies primários, armazenados pelo próprio site visitado pelo usuário, não permitindo mais cookies de terceiros, armazenados por um serviço que opera em vários sites e pode cruzar essas informações em diferentes plataformas.

O projeto Privacy Sandbox visa proteger os dados dos usuários e garantir maior controle sobre o uso dessas informações, além de desenvolver as ferramentas necessárias para que as empresas que utilizam esse recurso possam manter seus negócios digitais bem sucedidos.

Essa mudança representa muito para o cenário publicitário online, visto que, os cookies desempenham um papel importante na segmentação de anúncios e no rastreamento de usuários em todo o ambiente digital. 

A ideia é que o Privacy Sandbox permita que os usuários gerenciem seus próprios interesses e sejam agrupados com base em navegações similares, visando garantir mais privacidade.

Além disso, o Google planeja repassar informações aos anunciantes de forma anônima, por meio da API de Topics, que filtra usuários a partir dos seus interesses, deduzidos a partir dos sites visitados por eles em um determinado período.

As mudanças trouxeram preocupações com relação às publicidades digitais e a privacidade dos usuários. 

Mas a verdade é que existiram outras formas de identificar os interesses dos usuários, sem expor os dados sensíveis do mesmo, desde que tudo seja feito de acordo com diretrizes do Google.

Portanto, se você tem uma empresa e quer divulgar o seu negócio na Internet do jeito certo, independente das mudanças, entre em contato com a AMarketing, nossos profissionais são certificados pelo próprio Google e possuem o conhecimento necessário para trazer os melhores resultados em anúncios online.

Redes Sociais

Últimas Postagens

Política de Privacidade

Conheça nossa Política de Privacidade 

Avalie nossa Empresa

Avalie nossa empresa no Google Meu Negócio:

CLIQUE AQUI!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pin It on Pinterest

Share This