Persona o que é e por que sua empresa precisa de uma?

10 de outubro de 2020

Persona o que é e pq sua empresa precisa de uma

Escrito por Antonio Armando

Gestor de tráfego, meu objetivo é criar e ampliar a presença do seu negócio na internet para impactar no aumentos das suas vendas.

No marketing digital, o primeiro passo antes de começar qualquer projeto que envolva comunicar o seu negócio é consultar quem é a persona.

Na construção do seu site, não é diferente. Antes de iniciar a construção é necessário saber para quem está direcionando o seu conteúdo. Com quem deseja se comunicar? Pra quem quer vender?

Embora em grande parte dos casos a gente queira vender para o máximo de pessoas possíveis, o fato é que existe um perfil específico que tem maior probabilidade de se interessar por aquilo que você oferece.  Conhecer essas informações, te permite direcionar toda a comunicação do seu negócio e torná-la mais assertiva e eficiente.

É aí que entra a persona, ela é um dos passos mais importantes da estratégia do seu site, ou melhor, de todo o marketing do seu negócio na internet e até mesmo fora dela.

Mas afinal, o que é persona?

A persona é a representação fictícia do cliente ideal do seu negócio criada com base em dados reais sobre características e comportamento dos seus clientes ou dos consumidores que deseja atingir.

Uma persona precisa ter definições tão específicas, como uma espécie de personagem com nome, idade, profissão, renda, história, problemas, motivações, objetivos de vida, desafios, preocupações e muitas outras coisas. 

Assim como esses fatores compõem uma pessoa real, também fazem parte da persona com a qual você irá se comunicar e direcionar toda a sua linguagem para mostrar que o seu produto ou serviço é a solução ideal para uma dor que ele possui.

Ela pode ser vista como um método de segmentação para determinar quem o seu negócio deseja atingir e focar.

Persona e público-alvo não são as mesma coisa

Público-alvo era a forma mais comum utilizada pelas empresas para saber a melhor forma de se comunicar. Ele era baseado em informações sociais, econômicas e demográficas de quem irá consumir o seu produto ou serviço.

É um segmento da sociedade com determinadas características em comum. Exemplo: estado civil, formação, gênero, hábitos de compra, idade, profissão e região do país.

Porém, com os novos hábitos de consumo e riqueza de informações que as ferramentas de marketing digital oferecem, foi identificado uma ótima oportunidade de usar esses dados para aprimorar ainda mais a percepção do cliente e tornar isso uma tática para criar campanhas mais eficientes.

A persona te ajuda a focar em quem tem maior probabilidade de comprar seu produto ou serviço e/ou engajar com seu conteúdo, escolher o tom de voz que deve usar e a definir o tipo de conteúdo que você precisa gerar.

Foi neste momento que surgiu a persona, muito mais rica em detalhes, permitindo criar uma conexão ainda maior entre empresa e consumidores.

PÚBLICO-ALVO

PERSONA

Definição ampla Definição específica
Não é alguém específico Personagem específico
Não considera hábitos Hábitos detalhados
Pessoas que podem querer sua solução Consumidor ideal

 

Exemplo de persona

Roberto, 43 anos, casado, pai de um menino, trabalha como Gerente de Projetos em uma empresa familiar de médio porte.

Ele tem um perfil analítico e focado em números, é bastante exigente e busca sempre qualificar e motivar a sua equipe para alcançar melhores resultados, não tem muito tempo e sua agenda é apertada.

Seu maior sonho é entrar em uma grande empresa em que ele se sinta reconhecida e que o faça sentir realizado e orgulho da sua carreira e poder fazer grande viagens com a sua família.

Hoje ela se vê com poucas perspectivas de avanço na carreira e não sabe como conseguir mudar isso. Etc…

Como criar uma persona?

Para criar a persona do seu negócio, o ideal é que você utilize dados reais (e não percepções) dos clientes que já possui. E mesmo que isso pareça difícil se você estiver apenas começando uma empresa, lembre-se: trata-se de um processo.

Tão importante quanto ter uma persona, é atualizá-la constantemente. Tanto para identificar mudanças de mercado, quanto para incluir informações adicionais que surgem com o aumento do seu nível de conhecimento a respeito do seu cliente ideal.

A persona só é eficiente para o seu negócio se for resultado de muita pesquisa, análise e construção, seguindo passos básicos:

  1. Coleta de dados dos clientes;
  2. Análise e interpretação dos dados coletados;
  3. Estruturar a persona e criar a história dela;
  4. Compartilhar a persona com todos os envolvidos na comunicação do seu negócio, ou seja, equipe e agência.

Na etapa de coleta de dados faça perguntas como:

  • Qual solução você oferece?
  • Que tipos de problemas ela resolve?
  • Quem precisa dela?
  • Como ele é?
  • Do que gosta?
  • O que faz?
  • Como é sua rotina?
  • Quais as suas dores?
  • Como eu posso ajudar a resolver o problema dele?
  • Por onde consome informação?

E muitas outras que te ajudem a entender todo o universo da pessoa relacionado ao seu negócio. Pense em tudo.

Este é o grande segredos dos sites que mais convertem: ter uma persona bem definida.

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