Metodologia Inbound marketing

Potencialize suas vendas com planejamento de marketing digital

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Planejamento de marketing digital

Existem muitos profissionais no mercado prometendo ações milagrosas de marketing digital para salvar o seu negócio. Cuidado! Não acredite em receitas de sucesso rápido, sem esforço e sem investimento. Saiba que uma boa estratégia de marketing digital é baseada em meses de estudo, planejamento e testes.

Um dos maiores diferenciais e qualidades do marketing digital quando comparado às mídias tradicionais (rádio, TV, impresso), é a possibilidade de mensurar os resultados, é isso que garante o sucesso da estratégia. Pois, diariamente acompanha-se os números, altera o que não está funcionando, testa novas possibilidades, chegando assim em resultados surpreendentes.

A primeira etapa do planejamento de marketing digital é chamada de diagnóstico, quando identificamos e respondemos algumas questões como:

  • Quais são os diferenciais do seu negócio?
  • Quais são as falhas?
  • Onde é possível melhorar?
  • Como é a presença digital da sua marca e de seus concorrentes?
  • Quem são os consumidores do seu serviço ou produto?
  • Quais são as oportunidades do mercado?

Definindo os objetivos da sua empresa

O segundo passo é definir quais são os objetivos que sua empresa pretende alcançar com as ações de marketing digital:

  • Reconhecimento da marca;
  • Geração de leads;
  • Educar o mercado;
  • Gerar autoridade;
  • Reduzir custos;
  • Aumentar a retenção de clientes e
  • Aumentar o ticket médio são alguns exemplos.

Persona é um personagem fictício que representa o perfil ideal do seu cliente

Nesse processo também é realizado uma pesquisa detalhada sobre o perfil de seus clientes como, seus hábitos, comportamentos, profissão, nível educacional e gostos que definirá qual é a persona da sua empresa. Com isso, fica mais fácil saber qual a linguagem ideal para interagir com o seu público, seja de modo formal, informal, com gírias, regionalismos e até mesmo memes. É assim que se cria uma relação de confiança e proximidade com os potenciais clientes.

No plano de comunicação é determinado quais são as metas da campanha, por exemplo, aumentar em 5% o faturamento mensal da minha empresa. Assim, é traçado como será alcançado esse resultado, seja por mídia paga (Google Ads; Facebook Ads; Programática) ou mídia orgânica (blog, email-marketing). Muitas vezes é a união dessas duas estratégias que traz o melhor resultado para o seu negócio.

Redes Sociais ideal para seu negócio

Uma das etapas do planejamento de marketing digital é definir qual é a mídia ideal para divulgação da empresa. As possibilidades são infinitas: Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter, Pinterest, Youtube e outras mais segmentadas. Não é porque todo mundo tem uma página no Facebook, que essa seja a mídia indicada para divulgar o seu negócio. É preciso avaliar qual o seu público e onde ele está: homens, mulheres, jovens, adolescentes, crianças ou profissionais do mercado de trabalho.

Um exemplo: se a sua companhia vende para o mercado B2B (de empresa para empresa), fuja do popular Facebook e invista no LinkedIn, rede social com audiência corporativa de quase 30 milhões de usuários no Brasil. Fique atento também aos diferenciais de cada mídia na hora das postagens. Lembre-se que o foco do Instagram são as fotos, no Twitter o conteúdo é resumido e no Facebook o objetivo é gerar interações.

Por isso, não adianta criar um conteúdo de qualidade e replicar em todas as mídias, será um esforço em vão. Invista na mídia que lhe trará mais resultados e crie um cronograma de postagens de acordo com as características e particularidades do seu público.

Quando um conteúdo é bem feito ele conquista a atenção dos potenciais clientes que inicia uma jornada de compras (caminho que o comprador percorre antes de consumir). Em cada etapa, o lead é impactado com um conteúdo diferente que oferece dicas e soluções, e no final é oferecido a ele um produto ou serviço. Em muitos casos, a partir desse trabalho de marketing, a venda é concluída com sucesso, seja no ambiente físico ou online.

E se você precisa de uma empresa capacitada e com experiência em planejamento de marketing digital para ajudar o seu negócio a decolar, pode contar com a ajuda da agência AMarketing. Somos especialistas em planejamento!

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Publicado por
Antonio Armando

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