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Tráfego pago ou tráfego orgânico em qual devo investir?

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Se você entendeu a importância de ter um site e já investiu na criação de um, agora é preciso gerar tráfego e trazer pessoas até ele para que isso tenha um valor real para o seu negócio.

Existem diversas formas de fazer isso, mas as principais delas e as que iremos focar neste artigo são: o tráfego orgânico e/ou o tráfego pago.

Mas o que tráfego?

O tráfego é a navegação e movimentação de usuários em uma página na internet. Ou seja, são aquelas pessoas que de alguma forma chegam até o seu site e circulam por ele.

A geração de tráfego é feita através da disputa pela atenção dos usuários que estão “passeando” pela internet procurando ou não pelo seu produto ou serviço.

Imagina a seguinte situação: existem dezenas ou até mesmo milhares de sites na internet que estão oferecendo o mesmo que você, com qualidade e preço piores ou melhores que os seus, e o tráfego é a estratégia de disputa para apresentar você como uma opção para essas pessoas.

Conseguir novos clientes através do seu site, envolvem etapas e a geração de tráfego é a primeira delas.

Geração de Tráfego > Visitante > Lead > Prospect > Cliente

Quais os tipos de tráfego?

Existem vários tipos de ferramentas que ajudam a atrair a atenção dos usuários para o seu site, como:

  • Tráfego orgânico: mecanismos de busca (Google, Bing, etc).
  • Tráfego pago: anúncios na internet.
  • Tráfego direto: digitam o endereço (www) do site no navegador.
  • Tráfego Social: redes sociais.
  • Tráfego de Referência: parcerias com outros sites.
  • Tráfego de E-mail Marketing: campanhas de e-mail.

Neste post, vamos focar na explicação mais aprofundada das duas primeiras opções, as quais, na nossa opinião, são as mais importantes.

O que é e como funciona o tráfego orgânico?

O tráfego orgânico, como o próprio nome já diz, é aquele que se desenvolve naturalmente sem a necessidade de investir dinheiro de forma direta em anúncios.

Mas vale lembrar, que ao contrário do que muitos pensam, o tráfego orgânico não é gratuito. Mesmo que você não precise aplicar dinheiro numa ferramenta para aparecer, é preciso de profissionais qualificados para criar estratégias eficientes, que trarão continuamente benefícios a longo prazo para o seu negócio.

Quando um usuário está procurando por um produto, serviço ou assunto específico e faz uma busca no Google, aparecem tanto as opções de tráfego pago (ativadas apenas em dias e horários pré-definidos de acordo com o orçamento disponível), quanto de tráfego orgânico.

No tráfego orgânico, o que determina se o seu site irá aparecer e em qual posição irá aparecer é a qualidade e relevância do conteúdo e técnicas de SEO aplicadas no site em relação ao que o usuário está buscando.

O uso de palavras-chaves específicas para atrair a pessoa certa é fundamental. Mas além muito além disso, alguns fatores técnicos na estruturação dos textos e códigos do site influenciam diretamente no rankeamento do mesmo.

O que é tráfego pago?

O tráfego pago são anúncios publicitários em plataformas e sites que oferecem uma posição de destaque para aqueles que investem financeiramente para ganhar destaque em um determinado espaço.

Seus resultados costumam ser mais rápidos e específicos em comparação ao tráfego orgânico, porém, só ficam disponíveis para as empresas que pagam  por ele.

As plataformas de anúncio mais conhecidas são:

  • O Google Ads
  • Youtube Ads
  • Facebook Ads
  • Instagram Ads
  • Linkedin Ads
  • Taboola (grandes portais de notícia)

Além disso existem muitas vantagens em investir em anúncios, como por exemplo:

  • Aumentar a visibilidade do site.
  • Alcançar um público mais qualificado dentro do funil de vendas.
  • Divulgar o negócio ou campanha de forma rápida.
  • Consequentemente melhora a taxa de conversão reduzindo o Custo de Aquisição de Clientes.

Quanto investir em tráfego pago?

O investimento em tráfego pago depende de vários fatores. Entre eles está: o mercado de atuação, conhecimento da marca, concorrência com outros anunciantes do mesmo segmento, preço do produto ou serviço, qualidade dos criativos do anúncio, segmentação do público e etapa do lead na jornada de compra. vale lembrar  ter a persona definida

Mas ainda assim, existe uma forma de calcular um valor aproximado de investimento em tráfego pago. Se você deseja começar a investir, mas não sabe quanto, considere a seguinte % com base no faturamento do negócio: e no ticket médio do produto ou serviço:

  • 6 a 12% para negócios já consolidados;
  • 12 a 20 % para os menos conhecidos.

Muito além do que a definição de um valor para seus anúncios, é ter um profissional qualificado para otimizar ao máximo seu investimento e colocar um valor adequado a realidade do seu negócio, sem sacrifícios extremos.

Conclusão

Em qual você deve investir? Tráfego pago ou tráfego orgânico.

Nossa recomendação é que se for possível, invista em ambos. Afinal, cada uma das estratégias de atração funcionam e possuem suas particularidades. Logo, cada uma serve para um objetivo.

Com o planejamento correto de ações, seu negócio irá alcançar os melhores resultados e alcançar todos aqueles usuários que procuram pelo seu negócio.

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