O WhatsApp é o aplicativo mais utilizado no país, com 120 milhões de usuários. A ferramenta mudou a forma de se comunicar entre os brasileiros: as tradicionais ligações telefônicas foram substituídas por áudios, textos e chamadas de vídeo.
O aplicativo carinhosamente chamado por muitos de “zap zap” conquistou todas as classes sociais, regiões e idades, e já faz parte da nossa rotina pessoal e profissional.
Diante deste cenário, o aplicativo se torna um grande aliado das empresas, pois quando usado de forma correta tem grande potencial para alavancar o seu negócio, aumentar as vendas e fidelizar seus clientes.
Aproveite essa oportunidade de ter seus consumidores reunidos em um único lugar, e converse com eles, construa um relacionamento baseado na confiança e intimidade. E o mais importante, faça tudo isso gratuitamente, sem custo.
Tenha um número profissional separado do pessoal, não compartilhe sua vida particular com os clientes. Evite erros, pois eles podem custar a credibilidade da sua empresa.
Por isso, baixe o WhatsApp Business, uma versão do aplicativo voltada para pequenas e médias empresas, com funcionalidades exclusivas como, horário de funcionamento, endereço, mensagens de ausência e saudação. O cadastro no aplicativo pode ser feito com um número de celular ou fixo.
Agora é só criar um perfil comercial e nas configurações adicionar informações importantes para os consumidores: foto, endereço, descrição do negócio, e-mail da empresa e site.
Cadastre todos os seus contatos e crie listas de transmissão segmentadas de acordo com os hábitos de consumo dos seus clientes. Cada lista pode reunir até 256 números. Por exemplo, se você é dono de um restaurante, precisa qual é o prato preferido de cada cliente e o mais vendido de cada dia da semana. Assim é possível enviar seu cardápio, preços, promoções, lançamentos e até mesmo dicas do interesse do seu público-alvo.
Configure algumas respostas automáticas para que seus clientes tenham um retorno imediato, como, por exemplo, qual a taxa de entrega, o horário de funcionamento, link para cardápio, etc.
Configure respostas automáticas e crie atalhos (ao digitar apenas uma palavra aparece a mensagem completa que foi salva) para atender seu cliente de forma mais rápida e eficiente. Para adicionar essas funcionalidades, basta ir às configurações do aplicativo.
O Whatsapp Business tem a opção de criar um catálogo adicionando foto, preço, descrição e link para compra de cada produto. Essa funcionalidade pode ser útil para muitos segmentos, desde restaurantes até lojas de roupas que vendem online. Basta acessar configurações – configurações de negócio – e adicionar cada mercadoria.
O aplicativo também permite organizar as conversas com os clientes por etiquetas coloridas, categorizando por temas de acordo com o segmento de atuação. Assim é possível identificar de maneira rápida e organizada quais são as prioridade e urgências da empresa e dos clientes. Essa funcionalidade também ajuda na hora de realizar uma pesquisa e procurar por um contato, entre centenas de números.
Outra função disponível nas configurações do aplicativo é um relatório com informações detalhadas sobre todas as mensagens enviadas. O aplicativo mostra quantas delas foram entregues, lidas, e recebidas. Esse recurso é útil para avaliar a qualidade da estratégia de comunicação e marketing com os clientes, e inclusive mensurar os resultados das campanhas realizadas nas redes sociais.
O funcionário responsável por fazer o atendimento ao cliente pelo WhatsApp precisa ter disponibilidade de tempo para se dedicar a essa atividade, pois uma resposta rápida pode garantir uma venda ou perdê-la.
É importante ter cuidado com a maneira e a linguagem que irá se comunicar com o público: evite gírias, abreviações, tenha domínio da língua portuguesa, facilidade em se comunicar e paciência para agir sempre com muita cordialidade. Principalmente, em caso de receber críticas e até mesmo em situações de crise.
Crie um cronograma e uma rotina de envios, de maneira que não fique muito cansativo ao seu cliente. Pois, lembre-se que seu objetivo é criar um relacionamento com o consumidor, e não virar spam. Priorize uma comunicação com qualidade, evite enviar muitas mensagens.
Agora que já aprendeu todas as dicas, chegou a hora de colocá-las em prática para garantir um aumento no número de vendas, além de clientes satisfeitos e fidelizados.
Para isso conte com o atendimento especializado da AMarketing: somos uma agência de Marketing Digital que oferece o serviço de planejamento e configuração do WhatsApp Bussiness.
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