Como funciona a análise de site e porque você deveria fazer uma
A análise de site é o primeiro passo que você precisa dar para obter um site mais estratégico e ter mais resultados em leads e conversão. Continue a leitura e descubra os benefícios para o seu negócio.
O site é a sua vitrine na internet. Ou seja, é o canal mais importante da sua marca no ambiente digital. E se você deseja ter resultados cada vez melhores, é importante mantê-lo sempre atualizado. A análise de site é a ferramenta que irá te ajudar com isso.
Estar na internet, obviamente, não é mais uma opção. E também, já passamos do tempo de ter uma página qualquer que apenas fale sobre o nosso negócio, produtos e serviços.
Se você deseja obter resultados de verdade no ambiente digital, é necessário estratégia, bem como, conhecer o funcionamento de cada um dos canais que se propõe a entrar.
No caso do site, antes de criar um, é muito importante que você entenda o funcionamento dos mecanismos de buscas, como, por exemplo, o Google.
São eles que determinam quem será ou não apresentado ao usuário no momento da pesquisa. E para isso, possuem algoritmos muito inteligentes que selecionam (de acordo com uma programação) aquilo que é mais relevante para o usuário.
Além disso, se você anuncia ou deseja anunciar no Google Ads, por exemplo, não basta investir dinheiro ou pagar mais para ganhar visibilidade. Essa ferramenta, também apresenta os mesmos pré-requisitos, na hora de definir quais anúncios serão (ou não) apresentados para os usuários e em qual ordem.
Neste caso, nem sempre quem paga mais é quem aparece mais. É possível ser o primeiro nas pesquisas e ainda pagar um custo bem menor que os demais, se você tiver um site otimizado que mostre maior relevância no seu nicho.
A análise de site é um serviço muito eficiente para te ajudar a identificar quais são os pontos de melhoria, para você subir sua classificação nessas ferramentas.
Por isso, vamos te explicar como ela funciona nos próximos parágrafos.
O que é uma análise de site?
Muitas empresas veem no site um cartão de visitas do negócio na internet. Mas, fato é, que se o seu site não é bem construído, seguindo as regras de SEO (otimização para motores de busca – mídia orgânica) e SEM (marketing para motores de busca – principalmente mídia paga), de nada vai adiantar você ter a sua página.
A análise do site, consiste em fazer uma verdadeira auditoria em um site que já existe e traçar um diagnóstico sobre a performance das páginas e conteúdos deste, a fim de encontrar oportunidades de melhoria.
Com base nesse relatório, você terá a oportunidade de corrigir possíveis problemas e melhorar a experiência dos visitantes do site.
Isso, permitirá que as suas páginas melhorem de posicionamento no Google (ou outros mecanismos de busca), reduza o custo por clique (CPC) dos seus anúncios, atraia mais usuários que estejam procurando pelo seu produto ou serviço e ainda aumente o número de conversões e contatos recebidos.
Além disso, te gera maiores chances de estar à frente dos seus concorrentes e também aumenta suas possibilidades de vendas.
Principais pontos a serem analisados em um site?
Como já mencionamos, os mecanismos de busca possuem critérios que determinam quais serão os sites mostrados em cada busca e em qual ordem. Esses critérios são:
- Tempo de carregamento da página
- Compatibilidade com dispositivos móveis (smartphones e tablets)
- Nível de segurança dos dados
- Requisitos de SEO
- Conteúdo (palavras-chaves, etc)
- Design e usabilidade
Todos esses são pontos muito importantes não somente para esses mecanismos, mas também para que os usuários passem mais tempo no seu site e tenham maior propensão a conhecer e comprar os seus produtos e serviços.
Além disso, na AMarketing, a análise de site também envolve uma consultoria personalizada para ferramentas de automação de marketing e sistema de CRM da RD Station.
5 motivos para você fazer uma análise para seu site
Como principal canal da sua marca na internet, ter um site bem estruturado e seguindo as normas necessárias para se destacar, você conquistará uma marca mais consolidada no mercado e ele ainda passará a ser uma ótima ferramenta de geração de leads, vendas e fidelização de clientes.
Os principais benefícios de aplicar as sugestões da análise de site para o seu negócio são:
- Seu site pode ser uma ótima ferramenta de captação de leads e VENDAS;
- Melhora a experiência do usuário que terá mais facilidade e agilidade para encontrar o que precisa;
- Melhora a posição que o seu site aparece nas buscas orgânicas do Google;
- Melhora a posição que o seu site aparece nas buscas pagas do Google;
- Reduz o custo por clique (CPC) dos seus anúncios.
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