Automação de marketing: o que é, como funciona e quais os benefícios para o negócio?

19 de novembro de 2022

Automação de Marketing Blog AMarketing

Escrito por Antonio Armando

Gestor de tráfego, meu objetivo é criar e ampliar a presença do seu negócio na internet para impactar no aumentos das suas vendas.

Automação de marketing  é uma estratégia utilizada no marketing digital que utiliza tecnologia visando simplificar processos de nutrição da base de leads de um negócio, tornando-o mais eficaz e escalável.

A automação de marketing, sem dúvidas, é uma das ferramentas mais importantes para quem ingressa no digital, visando aumentar sua base de leads e convertê-la em novos clientes.

No digital, existe uma infinidade de pessoas em busca de informações a respeito de diversos tipos de negócios, produtos, serviços ou soluções.

Atrair aquelas que buscam por algo que o seu negócio pode oferecer é uma das tarefas mais cobiçadas de qualquer empresa que começa a atuar no digital. E para que isso aconteça, existem diversas estratégias, que vão das Redes Sociais aos buscadores.

Mas, independente do tamanho do seu negócio ou da equipe responsável pelo trabalho de se comunicar com a base de prospects, chega um momento que para escalar o alcance da sua marca e aumentar as chances de conversão de leads em clientes, se torna necessário ter um processo automatizado.

Neste texto, vamos explicar tudo sobre como funciona uma automação de marketing e se ela é e como usá-la no seu negócio. Então, continue a leitura.

O que é automação de marketing?

A automação de marketing não é apenas o ato de tornar um processo automático. Mas sim, o uso da tecnologia e ferramentas de ponta, para automatizar ações de forma escalável e personalizada.

O termo automação de marketing é utilizado para se referir ao disparo automático de e-mail, páginas de captura, agendamento de posts nas Redes Sociais, chatbots, atualização automática de contato dentro do fluxo, por exemplo.

Essa automação dos processos de marketing não se referem a ações pontuais, mas sim na criação de um workflow que permite que todo o caminho percorrido pelo público-alvo, desde o momento em que entra em contato com a marca, até o momento da compra, possa acontecer de forma automática e sem a necessária intervenção humana durante o processo. 

Nesse sistema, a cada “etapa” concluída pela persona, libera-se um caminho específico dentro do fluxo, que vai acontecendo de forma totalmente automatizada.

Para que isso aconteça, são estipulados alguns critérios durante a configuração do processo, que ajudam a definir o que acontece com o lead e para qual etapa do processo ele será direcionado, conforme as suas ações em relação ao conteúdo que teve contato.

Ele torna possível que o lead caminhe dentro do funil de vendas do negócio de forma automática e com a mínima intervenção necessária da equipe.

Vale ressaltar aqui que automação de marketing e automação de e-mail marketing NÃO são a mesma coisa. A segunda faz parta da primeira, que tem várias outras formas de ser aplicada.

Como funciona a automação de marketing?

Uma automação de marketing exige a contratação de ferramentas específicas para criação do workflow de trabalho. No caso da AMarketing, nós utilizamos o RD Station, uma ferramenta para automação de Marketing Digital que reúne os principais recursos para realizar uma estratégia eficiente, que permite realizar e analisar diferentes ações num único software, além de adequar de forma automática o site do cliente a nova lei LGPD com aviso de cookies no site e opção de consentimento para entrar e receber outras campanhas envolvidas no processo.

Esta ferramenta é integrada ao site do seu negócio e funciona de maneira a integrar todas as ações de marketing e vendas. 

Com ela é possível criar páginas de captura de leads, criar campanhas de e-mail automáticas para os leads capturados, direcionamento dos leads para campanhas de e-mail específicas, agendamento de publicações nas Redes Sociais e acompanhamento do caminho percorrido pelo lead dentro do funil de vendas até o encaminhando para a equipe de vendas. Tudo de forma automatizada e sem necessidade de intervenção humana.

Quais os benefícios da automação de marketing?

Criar uma automação de marketing para o seu negócio é um passo grande para a profissionalização de todo o processo e estratégia digital. 

Além disso, permite que a sua equipe de marketing e vendas possa focar seus esforços em pensar e analisar novas estratégias de crescimento para o negócio, no lugar de gastar tempo com tarefas mecânicas.

Se precisa de ajuda para criar uma automação de marketing eficiente para o seu negócio, converse com o especialista da AMarketing.

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