Site estratégico: o que não pode faltar para alcançar mais resultados

22 de maio de 2023

Site Estratégico -Blog AMarketing

Escrito por Antonio Armando

Gestor de tráfego, meu objetivo é criar e ampliar a presença do seu negócio na internet para impactar no aumentos das suas vendas.

O que não pode faltar na hora de criar um site estratégico?

Hoje, ter um site é importante para qualquer negócio, mas, ter um site estratégico é fundamental para quem deseja alcançar mais resultados com este investimento.

O site deixou de ser apenas um cartão de visitas e passou a ser a “personificação” da sua empresa no mundo digital, um canal de comunicação e conexão com seus potenciais clientes, mas também de conexão. 

Por isso, ter um site estratégico é fundamental para marcas que desejam ser vistas como autoridade no seu segmento e alcançar um público interessado cada vez maior.

Pensando nisso, criamos esse artigo para que você entenda tudo o que não pode faltar de jeito nenhum no seu site, se você deseja transformá-lo em um canal de contato, geração de leads e vendas que gere retorno financeiro para o seu negócio.

Então, continue a leitura e já anote o que não pode faltar se você deseja criar um site estratégico:

Defina o objetivo do site

Ter um objetivo claro para cada canal no mundo digital, é o primeiro passo para definir o que e como será feito este trabalho. Um site estratégico precisa ter clareza no que ele se propõe a oferecer para os visitantes e o que deseja alcançar com esse investimento para o negócio.

Então responda para você mesmo, o que eu quero conquistar através desse canal (autoridade, vendas, leads, contatos telefônicos, etc)?

Mas, além disso, como você irá mensurar se ele está gerando o retorno esperado? Então, o ideal é um objetivo SMART:

  • eSpecífico
  • Mensurável
  • Alcançável
  • Relevante
  • Temporal

Ex: Gerar 2x mais leads que no mês anterior.

O objetivo será o guia para criar a essência de toda a comunicação escrita e visual desenvolvida na criação do seu site estratégico.

Faça uma pesquisa de público e mercado

Saber os motivos que levam as pessoas a procurarem o seu produto ou serviço é fundamental para criar conteúdos direcionados para alcançá-las. 

Fazer uma pesquisa rápida no Google, te trará muitas ideias sobre o que as pessoas buscam, quais informações elas valorizam em relação ao que você vende e também como os seus concorrentes estão fornecendo essas informações para elas.

Dessa forma, você consegue analisar o que já existe no mercado de bom que pode ser replicado e o que está ruim que você pode fazer diferente e se destacar.

Definir qual é o perfil do público que você deseja alcançar

A persona é personificação do cliente ideal do seu negócio. É importante definir quem é a pessoa que compra de você, qual é o problema que ela vive e que você pode resolver.

Isso te ajudará não apenas a criar conteúdos específicos para o seu site, mas também, criar um site visualmente estratégico para atrair a atenção dessa pessoa.

Liste as palavras-chave do seu negócio

Enquanto pesquisa, anote também as palavras-chave que se destacaram nos conteúdos encontrados, aquelas mostradas pelo Google e também, aquelas que você acredita serem importantes para o seu negócio.

Qualquer site minimamente estratégico, precisa de palavras-chave em todo o seu conteúdo, pois é através delas que você direciona o algoritmo do Google a entender o que você vende e atrair as pessoas certas, como também, para criar conteúdos que gerem valor e agreguem conhecimento, para que as pessoas possam se interessar ainda mais pelo que você oferece e pela sua marca.

Vamos usar o nosso negócio como exemplo:

  • Criação de sites
  • Sites estratégicos
  • Agência de Marketing Digital
  • Marketing Digital
  • Anunciar no Google
  • Redes Sociais

Essas são palavras-chave importantes aqui na AMarketing, quais são as palavras-chave mais importantes para o seu negócio?

Encontre um bom domínio e hospedagem

Escolher o domínio do seu site vai além de ser o endereço web do seu site, ele também precisa ser estratégico. O ideal mantê-lo o mais simples possível, utilizando apenas o nome da sua empresa ou uma palavra-chave importante que ajude a ranquear ainda melhor a sua página.

E com o domínio, é necessário também escolher uma hospedagem para o seu site.

A hospedagem é como o aluguel do espaço que seu site irá ocupar na web. Existem várias empresas que oferecem esse serviço, mas, tem alguns pré-requisitos que precisam ser avaliados para garantir que seu site não saia do ar de repente.

Pense com estratégia na estrutura do site

Um erro é querer exagerar no número de páginas com a ideia de que precisa trazer muito conteúdo. 

O ideal é trazer todas as informações de forma simples e clara para que o usuário consiga navegar com facilidade no seu site e encontrar aquilo que precisa de forma rápida e em até 3 cliques.

A navegação precisa ter início, meio e fim. Do contrário, o usuário abandona a página no meio do caminho e desiste do seu negócio.

Site precisa de SEO

O Google, e outros mecanismos de busca, funcionam como robôs, são eles que fazem a leitura das suas páginas para definir quem será mostrado ao usuário nas primeiras posições.

Tanto o conteúdo, quanto a estrutura do site precisam seguir algumas regras que vão definir para essas ferramentas se a página é ou não relevante para os usuários.

Por isso, é preciso que os textos e estrutura do seu site sejam feitos por profissionais especializados que conhecem essas regras e farão o site da forma mais eficiente e estratégica possível.

Aqui na AMarketing somos especializados na construção de sites estratégicos que atendam todos os requisitos de SEO, bem como os demais listados aqui nesse texto.

Se você quer construir um site que gere resultados em leads e/ou vendas para o seu negócio, entre em contato e converse com a nossa equipe.

Analisar constantemente as métricas 

Por último, mas não menos importante: um site estratégico precisa considerar o comportamento dos usuários enquanto visitam suas páginas.

Acompanhe constantemente os dados, analise e observe comportamentos padrões que poderão te ajudar a conhecer mais o seu público, mas também, identificar possíveis melhorias no seu site que poderão gerar resultados ainda melhores.

O comportamento e interesse das pessoas mudam ao longo do tempo, porque com o seu site seria diferente?

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