Atualizado em 28/agosto/23
Quando você faz uma pesquisa no Google é instintivo clicar em uma das primeiras opções que aparecem na página. Por isso, se destacar em um mercado extremamente competitivo é fundamental e a melhor forma de tentar atrair a atenção dos compradores.
Hoje, qualquer um sabe da importância do Google quando falamos de marketing digital. Afinal, ele é uma das principais ferramentas para que os usuários encontrem informações, tirem dúvidas e comprem produtos ou contratem serviços.
É estratégico que uma empresa tenha o desejo de estar no topo das buscas para ser vista antes de seus concorrentes. Atingir esse objetivo significa não apenas expandir a relevância da marca, mas também, gerar mais autoridade entre um público que já está procurando pelo que ela vende.
Hoje, a maior concorrência não está em estar na prateleira mais visível do mercado, mas sim, de ser aquela que conseguiu conquistar a primeira página de resultados do Google.
E é isso que um bom trabalho de SEO faz pelo site da sua empresa: te coloca numa posição de destaque para que pessoas que procuram pelo seu produto ou serviço possam te encontrar com mais facilidade e muito antes dos seus concorrentes.
Mas, para fazer isso, é preciso usar algumas práticas fundamentais, como as que citaremos neste artigo. Bem como, algumas ferramentas que podem ajudar este trabalho a ser feito da forma mais otimizada possível.
Então, continue a leitura para entender tudo sobre essa estratégia tão importante.
O Google detém hoje quase 100% das pesquisas realizadas em toda a internet, o que tornam grandes as chances do seu potencial cliente estar entre eles. Mas o que isso tem a ver com a primeira página?
É simples e tem a ver com o comportamento humano. Ao navegar na internet, o usuário opta por tudo aquilo que é mais fácil, prático e acessível. Por isso, a maioria dos usuários vai encontrar o que precisa na primeira página da pesquisa. O próprio Google já mostrou que 75% das pessoas escolhe, inclusive, as primeiras opções. Aquele que fica em primeira posição, por exemplo, tem uma chance 25% maior de ser clicada que as demais posições.
Com isso, colocar o seu site na primeira página e primeiras posições do Google é uma missão muito importante e fundamental para que sua empresa se destaque na internet.
Se não, que sentido faz você criar dezenas de ótimos conteúdos falando sobre o seu mercado e problemas que seus potenciais clientes podem resolver através dos seus produtos ou serviços, se ninguém irá ver?!
Pra isso que serve o SEO, para que com as técnicas corretas, as pessoas que precisam encontrar seus conteúdos, produtos ou serviços, os encontre.
SEO é a sigla para o termo Search Engine Optimization, que em português significa Otimização para Motores de Busca.
Os motores de buscas são as ferramentas que utilizamos para realizar pesquisas. Existem vários sites que oferecem esse tipo de ferramenta de pesquisa, mas sem dúvidas o Google é o principal deles que sozinho detêm 98% das buscas gerais pela internet. Mas, além dele, também temos o Yahoo e Bing, entre os mais conhecidos.
Toda vez que um usuário faz uma página em um desses sites, os buscadores “buscam” entre os conteúdos já indexados na plataforma que, de acordo com algumas regras, aparenta ser o mais relevantes para cada pesquisa.
Mas, imagine, existem milhares de páginas sendo indexadas no Google todos os dias. E é justamente ai que entra o trabalho de SEO.
SEO é o conjunto de técnicas de tráfego orgânico (ou seja, que você não precisa pagar para aparecer) que você precisa utilizar em diversos elementos do seu site, como programação, textos, imagens e etc, para aumentar as chances de que ele apareça em posição de destaque na primeira página do Google, quando alguém procurar pelas palavras-chave do seu negócio.
É através dessas técnicas, você receberá mais visitantes no seu site de forma gratuita, ou seja, sem pagar anúncios para estar nas primeiras posições.
A principal vantagem em utilizar técnicas avançadas de SEO no site da sua empresa é tornar o seu negócio mais visível na internet para potenciais compradores.
Isso permite com que pessoas que estejam procurando pelos produtos ou serviços que você oferece, mas nunca ouviram falar de você, te encontrem com mais facilidade, gerando mais acesso para o seu site e aumentando as chances de vendas do seu negócio.
Existem aproximadamente 200 variáveis técnicas que o algoritmo do Google utiliza para classificar o posicionamento de um site perante seus concorrentes. Os principais deles são:
No SEO o conteúdo é literalmente o REI.
Se você investe em um bom conteúdo para o seu site, as chances de ficar bem posicionado são enormes.
Mas o que é um bom conteúdo para o SEO? É aquele que além de levar em conta todas as variáveis técnicas como o uso correto das palavras-chave, mais que isso, leva em conta também a experiência do usuário.
Então, não adianta usar excessivamente a palavra-chave que deseja indexar nos textos ou escondê-las pelo seu site, pois existem vários outros fatores que o Google também considera para posicionar ou não um site na primeira página.
As palavras-chave são sim um fator importante tanto no tráfego pago, quanto no tráfego orgânico, afinal, é através delas que o robô entende do que seu site se trata e se ele está de acordo com aquilo que o usuário está procurando.
Mas muito mais que isso, você precisa construir um conteúdo relevante para aquilo que o usuário deseja, com uma narrativa atraente e que prenda sua atenção e que também direcione o usuário para o objetivo do seu site.
Então, se você quer fortalecer o seu SEO, precisa considerar também todas as outras 199 variáveis.
Retomando o que mencionamos acima, a experiência do usuário é considerada pelo Google o fator mais importante.
Por isso, não basta ter um site. É preciso que ele seja estruturado estrategicamente para guiar o usuário da forma mais simples possível da página inicial até o objetivo final para o qual ele existe.
Isso quer dizer que tudo no seu site deve direcioná-lo para o caminho que você deseja que ele tome. Então, crie uma página inicial clara e que traga o que ele procura, organize seus produtos ou serviços por categorias para ajudar nesse processo e coloque botões que o direcione para o conteúdo que deseja que ele veja.
Mas, além disso, é preciso que ele realmente ofereça uma experiência agradável para fazer com que o usuário passe mais tempo nas suas páginas.
Por isso, um site com design responsivo (que se adapta ao dispositivo que está sendo utilizado pelo usuário) e com boa velocidade de carregamento das páginas é fundamental para o Google.
Link building é a estratégia de construção de links de outros sites que levem para o seu com o objetivo de torná-lo mais popular e acessado.
Esta é uma das técnicas de SEO mais importantes, pois é através dela que você mostra ser uma autoridade na sua área de atuação para o mecanismo do Google.
Quando você constrói parcerias (pagas ou não) para que outros sites divulguem o link do seu, o Google entende que você tem força. Logo, quanto mais links seu site receber de outros sites bem qualificados, maior será a sua relevância na sua área de atuação.
Para saber a nota e se o seu site está bem posicionado nos mecanismos de busca ou se precisa de melhorias, são necessárias ferramentas específicas para este acompanhamento.
Algumas dessas ferramentas são a Ubbersugest que ajuda a identificar o posicionamento do seu site, dos seus concorrentes e também traz alguns pontos de melhoria. Além disso, temos também a RankMath, um plugin para sites em WordPress que permite trazer pontos de melhoria para avançar nas posições do Google.
Aqui na AMarketing nós trabalhamos com essas duas ferramentas incríveis que ajudam a alavancar a posição de sites nos mecanismos de buscas.
Ter um site bem otimizado, é um trabalho constante e de longo prazo. É importante que o Google veja o seu site como um organismo vivo que evolui continuamente.
Então, se você quer garantir que seu site tenha uma ótima classificação nos mecanismos de busca, certifique-se também que ele seja construído do início ao “fim” utilizando todas as técnicas de SEO necessárias.
A AMarketing é uma agência especializada na construção de sites otimizados que utiliza todas as regras de SEO e se preocupa com cada detalhe para que você consiga obter os melhores resultados para o seu negócio no ambiente digital.
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Muito bom, Armando!!!
Seu trabalho é de mestre e atesto com os resultados que sua empresa tem proporcionado para a minha.
Grande Abraço!!!
Obrigado Amilton.