Omni Channel. Um desejo do e-consumidor.

4 de março de 2016

Onmi Channel um desejo do e-consumidor

Escrito por Antonio Armando

Gestor de tráfego, meu objetivo é criar e ampliar a presença do seu negócio na internet para impactar no aumentos das suas vendas.

Uma tendência do varejo que se baseia na convergência de todos os canais utilizados por uma empresa fazendo com que o consumidor não perceba a diferença entre o on-line e o off-line integrando lojas físicas, virtuais e o comprador. Estamos falando do conceito Omni Channel

É uma evolução do conceito multicanal, completamente focado na experiência do consumidor nos canais de uma determinada marca. Por meio da integração desses canais, o consumidor satisfaz suas necessidades onde e quando desejar, no momento mais confortável para ele, não havendo restrições de local, horário ou meio.

Estimativas da NFR – National Retail´s Federation, indicam que, com o aumento do uso dos smartphones, em 2 anos, 50% dos usuários terão a expectativa de comprar em qualquer lugar, a qualquer momento.

Pilares do Omni Channel

O Omni Channel é composto por 4 pilares básicos: loja física, loja online, mobile e estudos de comportamento de consumo. A soma dos pilares resulta em experiências novas, além de desafios para as marcas que per precisam estudar e analisar o perfil de cada consumidor de acordo com seus gostos, desejos, pesquisas, análises, comentários e preferências.

Analisando mais detalhadamente um dos pilares do Ommi Channel – o comportamento de consumo – vemos que o cliente deve ser tratado da mesma forma em todos os pontos de venda. Sua identificação com a marca acaba por promover seu engajamento e ele deixa de ser cliente para se tornar um fã da empresa.

O Omni Channel é um anseio do consumidor virtual que quer satisfazer suas necessidades por qualquer um dos canais de compras.Para estabelecer essa experiência contínua do cliente com a marca, é preciso fazer com que os canais da empresa conversem entre si. A loja virtual deve saber qual foi a experiência do cliente na página da loja no Facebook; a central telefônica de vendas precisa saber quais foram as últimas compras realizadas por meio do aplicativo no smartphone. Também o e-mail marketing deve identificar quais produtos despertaram o interesse do cliente na loja física; e todos os canais precisam saber o nome e o histórico do cliente. O consumidor deve ser único!

Desafios no Brasil

Segundo Hugo Bethlem, da Dotlegend, na palestra Os Desafios do Omni Channel no Brasil (julho 2013) “Um dos desafios do varejo é administrar os canais de forma que um meio não vire concorrente de outro, dentro de uma mesma empresa ou marca”.

Podemos dizer que o consumidor moderno é “channel agnóstic”, segundo Carsten Thoma. Isso significa que os consumidores não se preocupam com canais, mas sim com experiência de compra.

Para o consumidor o canal não tem relevância. Eles são online, offline , web, apps.
A informação e o poder de compra estão na palma da mão. Portanto, o conteúdo digital e o conteúdo oferecido pelas lojas físicas precisam estar alinhados e adequados às expectativas do consumidor para que a experiência de compra não seja frustrante.

A integração dos canais é, e ainda será por um bom tempo, um grande desafio para o varejo brasileiro.

Sobre a autora:

Catarina é jornalista graduada pela FIAM (1990) e  pós-graduada (lato sensu) pelo SENAC (2015) em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais. Com mais de 25 anos de atuação em Comunicação Corporativa, hoje é consultora e atua como diretora executiva na dmelo comunicação convergente. Oferece para seus clientes, empresas e profissionais, a experiência da comunicação integrada aliada à comunicação digital profissional.

Contato: [email protected]        Site: www.pierangeli.com.br

 

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