fbpx

A hashtag (#) é também conhecida como o símbolo do jogo da velha ou cerquinha, sendo um dos sinais mais utilizados por usuários em redes sociais como Twitter, Facebook e Instagram. Mas afinal de contas, para que serve a hashtag? O termo hashtag tem origem do estrangeirismo. É inglesa e o termo ganhou adesão entre os usuários do mundo inteiro. Você pode não saber do que se trata o seu real resultado, mas com certeza já viu este símbolo sendo utilizado em postagens de seus amigos e artistas.

Hashtag dentro da informática

Dentro do campo da informática, o símbolo é utilizado para incorporar um comentário em um determinado grupo de discussão da internet, basta acrescentar a “#” à mensagem que ela constará no tópico de assuntos mais comentados do dia. Quando clicamos na#mensagem, ela se transforma em um hiperlink (trechos de texto que ligam uma página a outra), que te redicionará a uma página na qual estão disponíveis os comentários de outros usuários na rede.

As hashtags são compostas de palavra-chave, de determinado assunto que antecedida pelo símbolo (#). Em mecanismos como o Google é possível realizar uma busca de determinado assunto através de sua hashtag, tendo acesso a todos que compartilharam do mesmo assunto ou discussão. No Twitter, por exemplo, as hashtagsutilizadas ficam agrupadas no menu Trending Topics, localizado na barra lateral do microblog.

Hashtag na língua portuguesa

O ideal é se utilizar das hashtags como indexadores de conteúdo, facilitando na busca por outros usuários através de um determinado tema, por exemplo, #starwars (menção a algum tópico de discussão sobre o filme ou novidade). O uso demasiado da hashtag dentro do campo online, prejudica a leitura da mensagem, e proporciona qualidade negativa ao conteúdo, desestimulando, inclusive seus seguidores.

Dentro da língua portuguesa não é correto #escreverdentrodeumtexto #tudojuntodestaforma, afinal sabemos o quanto dificulta a leitura. Muitas pessoas entraram nesta moda e algumas abandonaram os sinais de pontuação e acentuação da língua portuguesa, esta forma de escrever tem sido empregado para gerar efeito de humor, mas de forma desnecessária torna o texto exagerado e de difícil compreensão.

Hashtag e a internet

A internet trouxe novidades que alteram a maneira que falamos e escrevemos, porém vale apena ficar atento ao uso da linguagem correta, pois um determinado comportamento inadequado dentro do uso da língua portuguesa pode prejudicar o entendimento, causando confusão, por exemplo, quando o estudante estiver desenvolvendo uma redação, estando tão acostumado a#escrevererrado.

O uso inadequado da escrita pode afastar o real e importante conhecimento que deve ser aplicado em nossos estudos.

Fonte: site :www.dudugontijo.com/

Dudu Gontijo é promoter de eventos há mais de 15 anos, com carreira reconhecida pelo seu sucesso e por sua competência.

Pin It on Pinterest

Share This