Persona: o fator mais importante para a construção de uma estratégia digital de sucesso

12 de julho de 2022

Qual é a Persona da sua empresa - Blog AMarketing

Escrito por Antonio Armando

Gestor de tráfego, meu objetivo é criar e ampliar a presença do seu negócio na internet para impactar no aumentos das suas vendas.

No artigo de hoje, vamos falar da coisa mais importante de qualquer projeto digital: a persona.

Quando falamos de persona, estamos nos referindo a pessoa que vai comprar o seu produto ou serviço, seja ele físico ou digital. Ela é uma representação do cliente ideal daquilo que você vende.

Se você já estudou alguma vez sobre estratégias voltadas ao ambiente digital, provavelmente já ouviu (ou leu) este termo. Por isso, criamos este artigo para explicar todos os detalhes que você precisa saber para criar a sua e usá-la com sabedoria no seu negócio.

O mais importante neste início, é você entender que a persona não tem relação direta com o seu público-alvo, pois ela é muito mais detalhada e possui características, problemas e interesses específicos que colaboram para criar uma estratégia digital mais eficiente, tanto para o seu site, redes sociais, campanhas de tráfego pago, ou qualquer outro canal que deseja trabalhar.

Continue lendo este artigo e descubra como a persona pode ser  importante para aumentar as vendas do seu negócio.

O que é persona?

Termo de origem do inglês “buyer persona”  que tem relação com perfil do comprador, como já mencionamos, a persona é uma representação do seu cliente ideal, criada através de dados e informações verídicas dos seus clientes atuais ou através de pesquisa de mercado, caso seu negócio esteja começando.

Muito além do sexo, idade e local onde vive, a persona traz também histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios, objeções, hábitos de consumo e preocupações características, que ajudam a construir um perfil em comum e mais propenso a comprar de você.

Construa sua Persona - Blog Amarketing

E além de ser muito importante para construir estratégias digitais mais eficientes, ela também ajuda em toda a esfera do seu negócio. Afinal, quando sabemos para quem vendemos, mais fácil fica para criar novos produtos ou melhorar os atuais baseado em suas necessidades. E ainda, aprendemos também a nos comunicar com eles de forma mais eficiente, já que conhecemos suas dores e sabemos o que ele procura para resolver seus problemas.

Claro que no mundo ideal, o nosso objetivo é vender para todo mundo, ou para o maior número de pessoas possível. Mas no mundo real, entender para quem estamos vendendo, torna o nosso processo de vendas muito mais assertivo, afinal…

“Quem tenta falar com todo mundo, acaba não falando com ninguém.”

A importância da persona

Mas por que ter uma persona é tão importante? Quando conhecemos com quem estamos falando, quais os problemas que essa pessoa tem, como e onde ela tem buscado ajuda para resolvê-los, fica muito mais fácil criar um conteúdo de valor, que realmente a ajude e possa aproximar mais essas pessoas da sua marca.

Quando você sabe quem ela é, fica mais fácil para criar a mensagem certa. E uma pessoa que se sente grata a você e feliz por encontrar “alguém” que a entenda e a ajude, tem muito mais chances de comprar.

Com isso, além de ser visto por essas pessoas, você ganha autoridade perante elas e ganha destaque na decisão de compra, aumentando suas chances de ser o escolhido.

Diferenças entre persona e público-alvo

Mas é muito importante que você entenda isso: público-alvo e persona não são a mesma coisa.

Público-alvo é a definição social, econômica e demográfica de quem compra seus produtos ou serviços. Ele é uma forma mais geral de identificar seus compradores.

Exemplo das principais características que definem o público-alvo são:

  • gênero: feminino
  • faixa etária: 30 a 40 anos
  • classe social: média alta
  • localização geográfica: São Paulo – SP
  • nível de escolaridade: pós-graduação
  • renda média mensal: R$10mil
  • objetivos e necessidades: transição de carreira

Já a persona é a representação do cliente perfeito que compra seus produtos ou serviços. Ela tem nome, idade, profissão, estado civil, interesses, sonhos, problemas e uma história.

Por exemplo: Juliana tem 35 anos, é casada, tem dois filhos e embora tenha alcançado o sucesso financeiro na sua carreira, trabalhando como gestora de uma multinacional australiana que abriu sede no Brasil, sente que não vê um propósito naquilo que faz e se sente extremamente frustrada com isso. Afinal, ela gostaria de trabalhar com algo que a fizesse sentir realizada e permitisse que ela ajudasse outras pessoas de alguma forma. Ela deseja abrir o seu próprio negócio, mas não sabe no que é boa e nem quais são os passos necessários para isso e está em busca de alguém que possa ajudá-la a resolver este problema e tirar seu sonho do papel.

Como usar a persona de forma estratégica

A melhor forma de descobrir a persona da sua marca é observando a sua base de clientes atuais. Pesquise por características em comum e construa a sua. Caso não tenha informações suficientes para isso, você pode fazer uma pesquisa de mercado própria.

Assim como tudo na vida, inclusive o seu negócio, a persona vai evoluindo e se aprimorando ao longo dos anos. Por isso, não tenha medo de revisá-la de tempos em tempos.

E depois de reunir todas as informações, você pode usar essa ferramenta incrível que estamos indicando para criar a história da sua persona também: o fantástico gerador de personas.

Aqui na AMarketing nós usamos as informações da sua persona em todos os serviços prestados, com o objetivo de criar conteúdos mais assertivos e que tragam retorno financeiro real para o seu negócio.

Se deseja conhecer nossos serviços, entre em contato com a nossa equipe que vamos ajudá-lo a alavancar o seu negócio na internet, e se preciso, direcioná-lo para criar a persona do seu negócio.

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