WhatsApp Business um aliado para alavancar o seu negócio!

14 de maio de 2020

Whats App Business um aliado para seu negócio
Antonio Armando dos Santos Pereira Gestor de Tráfego Pago

Escrito por Antonio Armando

Gestor de tráfego, meu objetivo é fortalecer e ampliar a presença do seu negócio na internet.

O WhatsApp é o aplicativo mais utilizado no país, com  120 milhões de usuários. A ferramenta mudou a forma de se comunicar entre os brasileiros: as tradicionais ligações telefônicas foram substituídas por áudios, textos e chamadas de vídeo.

O aplicativo carinhosamente chamado por muitos de “zap zap” conquistou todas as classes sociais, regiões e idades, e já faz parte da nossa rotina pessoal e profissional.

Diante deste cenário, o aplicativo se torna um grande aliado das empresas, pois quando usado de forma correta tem grande potencial para alavancar o seu negócio, aumentar as vendas e fidelizar seus clientes.

Aproveite essa oportunidade de ter seus consumidores reunidos em um único lugar, e converse com eles, construa um relacionamento baseado na confiança e intimidade. E o mais importante, faça tudo isso gratuitamente, sem custo.

Tenha um número para sua empresa

Tenha um número profissional separado do pessoal, não compartilhe sua vida particular com os clientes. Evite erros, pois eles podem custar a credibilidade da sua empresa.

Por isso, baixe o WhatsApp Business, uma versão do aplicativo voltada para pequenas e médias empresas, com funcionalidades exclusivas como, horário de funcionamento, endereço, mensagens de ausência e saudação. O cadastro no aplicativo pode ser feito com um número de celular ou fixo.

Configure um perfil comercial

Agora é só criar um perfil comercial e nas configurações adicionar informações importantes para os consumidores: foto, endereço, descrição do negócio, e-mail da empresa e site.

Organize e segmente seus contatos

Cadastre todos os seus contatos e crie listas de transmissão segmentadas de acordo com os hábitos de consumo dos seus clientes. Cada lista pode reunir até 256 números. Por exemplo, se você é dono de um restaurante, precisa qual é o prato preferido de cada cliente e o mais vendido de cada dia da semana.  Assim é possível enviar seu cardápio, preços, promoções, lançamentos e até mesmo dicas do interesse do seu público-alvo.

Tenha respostas automáticas

Configure algumas respostas automáticas para que seus clientes tenham um retorno imediato, como, por exemplo, qual a taxa de entrega, o horário de funcionamento, link para cardápio, etc.

Configure respostas automáticas e crie atalhos (ao digitar apenas uma palavra aparece a mensagem completa que foi salva) para atender seu cliente de forma mais rápida e eficiente. Para adicionar essas funcionalidades, basta ir às configurações do aplicativo.

Catálogo de produtos e outras funcionalidades

O Whatsapp Business tem a opção de criar um catálogo adicionando foto, preço, descrição e link para compra de cada produto. Essa funcionalidade pode ser útil para muitos segmentos, desde restaurantes até lojas de roupas que vendem online. Basta acessar configurações – configurações de negócio – e adicionar cada mercadoria.

O aplicativo também permite organizar as conversas com os clientes por etiquetas coloridas, categorizando por temas de acordo com o segmento de atuação. Assim é possível identificar de maneira rápida e organizada quais são as prioridade e urgências da empresa e dos clientes. Essa funcionalidade também ajuda na hora de realizar uma pesquisa e procurar por um contato, entre centenas de números.

Outra função disponível nas configurações do aplicativo é um relatório com informações detalhadas sobre todas as mensagens enviadas. O aplicativo mostra quantas delas foram entregues, lidas, e recebidas. Esse recurso é útil para avaliar a qualidade da estratégia de comunicação e marketing com os clientes, e inclusive mensurar os resultados das campanhas realizadas nas redes sociais.

Tenha uma pessoa responsável para gerenciar WhatsApp

O funcionário responsável por fazer o atendimento ao cliente pelo WhatsApp precisa ter disponibilidade de tempo para se dedicar a essa atividade, pois uma resposta rápida pode garantir uma venda ou perdê-la.

É importante ter cuidado com a maneira e a linguagem que irá se comunicar com o público: evite gírias, abreviações, tenha domínio da língua portuguesa, facilidade em se comunicar e paciência para agir sempre com muita cordialidade. Principalmente, em caso de receber críticas e até mesmo em situações de crise.

É importante organizar e planejar suas ações de marketing

Crie um cronograma e uma rotina de envios, de maneira que não fique muito cansativo ao seu cliente. Pois, lembre-se que seu objetivo é criar um relacionamento com o consumidor, e não virar spam. Priorize uma comunicação com qualidade, evite enviar muitas mensagens.

Agora que já aprendeu todas as dicas, chegou a hora de colocá-las em prática para garantir um aumento no número de vendas, além de clientes satisfeitos e fidelizados.

Para isso conte com o atendimento especializado da AMarketing: somos uma agência de Marketing Digital que oferece o serviço de planejamento e configuração do WhatsApp Bussiness.

Dúvidas? Entre em contato conosco !

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