Se você entendeu a importância de ter um site e já investiu na criação de um, agora é preciso gerar tráfego e trazer pessoas até ele para que isso tenha um valor real para o seu negócio.
Existem diversas formas de fazer isso, mas as principais delas e as que iremos focar neste artigo são: o tráfego orgânico e/ou o tráfego pago.
Mas o que tráfego?
O tráfego é a navegação e movimentação de usuários em uma página na internet. Ou seja, são aquelas pessoas que de alguma forma chegam até o seu site e circulam por ele.
A geração de tráfego é feita através da disputa pela atenção dos usuários que estão “passeando” pela internet procurando ou não pelo seu produto ou serviço.
Imagina a seguinte situação: existem dezenas ou até mesmo milhares de sites na internet que estão oferecendo o mesmo que você, com qualidade e preço piores ou melhores que os seus, e o tráfego é a estratégia de disputa para apresentar você como uma opção para essas pessoas.
Conseguir novos clientes através do seu site, envolvem etapas e a geração de tráfego é a primeira delas.
Geração de Tráfego > Visitante > Lead > Prospect > Cliente
Quais os tipos de tráfego?
Existem vários tipos de ferramentas que ajudam a atrair a atenção dos usuários para o seu site, como:
- Tráfego orgânico: mecanismos de busca (Google, Bing, etc).
- Tráfego pago: anúncios na internet.
- Tráfego direto: digitam o endereço (www) do site no navegador.
- Tráfego Social: redes sociais.
- Tráfego de Referência: parcerias com outros sites.
- Tráfego de E-mail Marketing: campanhas de e-mail.
Neste post, vamos focar na explicação mais aprofundada das duas primeiras opções, as quais, na nossa opinião, são as mais importantes.
O que é e como funciona o tráfego orgânico?
O tráfego orgânico, como o próprio nome já diz, é aquele que se desenvolve naturalmente sem a necessidade de investir dinheiro de forma direta em anúncios.
Mas vale lembrar, que ao contrário do que muitos pensam, o tráfego orgânico não é gratuito. Mesmo que você não precise aplicar dinheiro numa ferramenta para aparecer, é preciso de profissionais qualificados para criar estratégias eficientes, que trarão continuamente benefícios a longo prazo para o seu negócio.
Quando um usuário está procurando por um produto, serviço ou assunto específico e faz uma busca no Google, aparecem tanto as opções de tráfego pago (ativadas apenas em dias e horários pré-definidos de acordo com o orçamento disponível), quanto de tráfego orgânico.
No tráfego orgânico, o que determina se o seu site irá aparecer e em qual posição irá aparecer é a qualidade e relevância do conteúdo e técnicas de SEO aplicadas no site em relação ao que o usuário está buscando.
O uso de palavras-chaves específicas para atrair a pessoa certa é fundamental. Mas além muito além disso, alguns fatores técnicos na estruturação dos textos e códigos do site influenciam diretamente no rankeamento do mesmo.
O que é tráfego pago?
O tráfego pago são anúncios publicitários em plataformas e sites que oferecem uma posição de destaque para aqueles que investem financeiramente para ganhar destaque em um determinado espaço.
Seus resultados costumam ser mais rápidos e específicos em comparação ao tráfego orgânico, porém, só ficam disponíveis para as empresas que pagam por ele.
As plataformas de anúncio mais conhecidas são:
- O Google Ads
- Youtube Ads
- Facebook Ads
- Instagram Ads
- Linkedin Ads
- Taboola (grandes portais de notícia)
Além disso existem muitas vantagens em investir em anúncios, como por exemplo:
- Aumentar a visibilidade do site.
- Alcançar um público mais qualificado dentro do funil de vendas.
- Divulgar o negócio ou campanha de forma rápida.
- Consequentemente melhora a taxa de conversão reduzindo o Custo de Aquisição de Clientes.
Quanto investir em tráfego pago?
O investimento em tráfego pago depende de vários fatores. Entre eles está: o mercado de atuação, conhecimento da marca, concorrência com outros anunciantes do mesmo segmento, preço do produto ou serviço, qualidade dos criativos do anúncio, segmentação do público e etapa do lead na jornada de compra. vale lembrar ter a persona definida
Mas ainda assim, existe uma forma de calcular um valor aproximado de investimento em tráfego pago. Se você deseja começar a investir, mas não sabe quanto, considere a seguinte % com base no faturamento do negócio: e no ticket médio do produto ou serviço:
- 6 a 12% para negócios já consolidados;
- 12 a 20 % para os menos conhecidos.
Muito além do que a definição de um valor para seus anúncios, é ter um profissional qualificado para otimizar ao máximo seu investimento e colocar um valor adequado a realidade do seu negócio, sem sacrifícios extremos.
Conclusão
Em qual você deve investir? Tráfego pago ou tráfego orgânico.
Nossa recomendação é que se for possível, invista em ambos. Afinal, cada uma das estratégias de atração funcionam e possuem suas particularidades. Logo, cada uma serve para um objetivo.
Com o planejamento correto de ações, seu negócio irá alcançar os melhores resultados e alcançar todos aqueles usuários que procuram pelo seu negócio.
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