Google Ads: o que é como funciona?

10 de dezembro de 2020

Google Ads o que é e como funciona?

Escrito por Antonio Armando

Gestor de tráfego, meu objetivo é criar e ampliar a presença do seu negócio na internet para impactar no aumentos das suas vendas.

Se você já entende a importância do tráfego pago para o crescimento do seu negócio, agora chegou o momento de aprofundar seus conhecimentos e te explicar um pouco mais sobre o Google Ads, líder de mercado desde a sua criação.

Mas se você ainda não está convencido de como o tráfego pago pode impactar no seu caixa e alcance da sua mensagem, recomendo que leia este artigo antes.

O que é Google Ads?

O Google Ads é a plataforma de anúncios do Google. Através dela é possível investir dinheiro para que o seu site apareça em destaque nas primeiras posições das buscas do Google ou em posições estratégicas da página de busca.

O maior diferencial de anúncios na Rede de Pesquisa do Google (nome dado às páginas de busca), é aparecer para quem está buscando exatamente o que você oferece e nas regiões que você atende.

Além disso, através da plataforma é possível também criar anúncios para o Youtube (em forma de banner ou vídeo), no Google Shopping (para lojas virtuais) e também anúncios de imagem que aparecem nos sites parceiros do grupo. 

Mas ao contrário do que muita gente pensa, não basta pagar para que o Google mostre seus anúncios para as pessoas, é preciso investir além de dinheiro, tempo para criar uma segmentação de público qualificada para atrair as pessoas que possuem maior probabilidade de comprar seu produto ou serviço.

De acordo com o próprio Google, a ferramenta oferece 4 formas de anunciar:

  • Rede de Pesquisa: mostra você como resultado na página de busca do Google com base na palavra-chave relacionada ao seu negócio e procura do usuário.
  • Rede de Display: anúncios gráficos mostrados em sites, blogs e páginas de notícias que fazem parte dos parceiros do Google, que permite direcionar seus anúncios para aparecerem em páginas específicas da internet em que o público-alvo costuma consumir informação.
  • Youtube: vídeos que aparecem antes ou durante a execução de vídeos do Youtube.
  • Aplicativo: mostra aplicativos na página de busca do Google ou dentro da Google Play, loja de aplicativos do Google.
  • Shopping: exclusivo para e-commerces e mostra seus produtos dentro da aba shopping do Google.

Como funciona o Google Ads?

Como não é possível que todos os anunciantes apareçam nas primeiras posições do Google pelo simples fato de pagarem para aparecer, o Google Ads funciona como um leilão em que cada anunciante oferece um valor em troca do clique dos usuários.

Porém, como já falamos, não basta pagar mais para aparecer, o Google prioriza antes de qualquer outra coisa a experiência dos seus usuários, por isso, possui um algoritmo inteligente que além do valor que será pago por cada clique, ele leva em consideração também vários outros fatores para determinar quem terá a melhor colocação, como por exemplo:

  • Segmentação de público
  • Segmentação de local
  • Qualidade das campanhas de anúncio
  • Qualidade do site ou página de destino
  • Palavra-chave 
  • Classificação dos concorrentes

Por que você deveria anunciar no Google Ads

O Google Ads é a maior ferramenta de anúncios da internet e lidera o mercado há mais de 20 anos, desde o seu lançamento. Além disso, faz parte do maior mecanismo de busca do mundo: o próprio Google.

Vale lembrar que hoje em dia, praticamente todo mundo faz uma pesquisa no Google antes de fechar um negócio ou finalizar uma compra, mesmo quando ela acontece em lojas físicas. Por isso, o Google Ads torna-se uma ótima opção para quem deseja alcançar a pessoa certa no exato momento em que ela está buscando por aquilo que você oferece.

O Google é a ferramenta mais utilizada para tirar dúvidas ou encontrar informações sobre produtos, locais ou serviços. Logo, anunciar no Google permitirá que seu site ou negócio apareça com destaque nas buscas do usuário quando ele estiver procurando por algo relacionado ao seu produto ou serviço.

Além disso, quando você anuncia, é possível acompanhar e mensurar direto pela plataforma todos os resultados dos anúncios de forma simples, facilitando a gestão e otimização das suas campanhas para melhoria constante dos resultados e também medir o retorno do seu investimento.

Conclusão

Agora que você já entendeu como funciona o Google Ads e compreende a importância do seu uso na sua estratégia de tráfego pago para acelerar o crescimento da sua empresa e gerar retorno de forma rápida, converse com um de nossos especialistas para conseguir resultados melhores e mais rápidos para o seu site.

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